Busca espontânea na web tem preferência do consumidor

Levantamento da WBI Brasil também revela crescimento de 3,41% no uso de links patrocinados

Desenvolvido pela WBI Brasil, o estudo 'Raio-X do E-commerce - Quem é quem na mente do consumidor' mapeia hábitos e preferências dos usuários brasileiros na internet quando realizam pesquisas por produtos e serviços na web. Em sua 8ª edição, a pesquisa apurou que 85,45% dos usuários clicam em resultados espontâneos, enquanto 14,55% preferem os links patrocinados. Em relação à edição anterior do estudo, houve um aumento de 3,41% na preferência dos usuários pelos anúncios online. 
Segundo o diretor da agência, Paulo Kendzerski, esse crescimento deve-se, especialmente, à qualidade das campanhas de links patrocinados e ao fato de os resultados orgânicos não atenderem à necessidade de busca do usuário, no momento da pesquisa. Ele cita como exemplo o usuário que pesquisa por uma TV LED de 40 polegadas de uma marca específica. "Ele já está decidido a comprar aquele produto. Quando ele encontra na resposta orgânica apenas blogs ou sites de conteúdo, opta por clicar nos anúncios porque sabe que ali estão empresas oferecendo exatamente o que ele procura", assinala. Sobre os links patrocinados, Kendzerski enfatiza que a qualidade dos anúncios evoluiu muito nos últimos anos, chamando mais a atenção do usuário. "Com melhores anúncios, a tendência é de um aumento na preferência dos usuários por esse tipo de mídia", diz. 
Quanto à preferência do público entre diferentes buscadores, o Google lidera esse quesito com 93,61% das menções, seguido do Yahoo! (1,08%), Buscapé (1,04%), Bing (0,27%) e outros (4%). Sobre o caminho percorrido pelos usuários, houve a constatação de que 48,3% seguiram até a terceira página de resultados, 33,65% até a segunda e 18,05% permaneceram na primeira página apresentada. Para Kendzerski, o estudo aponta para a importância do investimento em Search Engine Optimization ( SEO). Segundo ele, em muitos casos, até 50% do faturamento com as vendas online pode ter origem na busca orgânica. Quanto aos links patrocinados, ele reforça que é uma estratégia de excelente retorno para empresas que desejam anunciar seus produtos e serviços para um público específico, sendo que há a vantagem de decidir o investimento real a ser feito. 
O estudo coletou 3.854 respostas junto aos participantes das edições do ' Café Com Internet', realizadas em 2011, em São Paulo, Rio de Janeiro, Blumenau e Porto Alegre. O público ouvido é composto, em sua maioria, por executivos de negócios e profissionais das mais diversas áreas de atuação. 
Imagem

Comentários