Cadeirante e deficiente visual apresentam programa na TV Assembléia

Juliana Carvalho e Camila Nunes são âncoras do "Faça a Diferença"

A publicitária cadeirante Juliana Carvalho, 26 anos, e a estudante do sétimo semestre de Jornalismo Camila Nunes ancoram o programa "Faça a Diferença", da TV Assembléia. Juntas, elas estão à frente do programa de 30 minutos que exibe entrevistas em estúdio e reportagens sobre o cotidiano dos diferentes segmentos que são excluídos: idosos em asilos, índios em acampamentos precários, homossexuais vítimas da homofobia e o deficientes alvo de desrespeito a seus direitos. 


Neste domingo, 3, vai ao ar a sexta edição do programa, que marca a estréia de Camila. Cega desde o nascimento, por catarata congênita, ela aposta na experiência: "Vou ter a oportunidade de atuar em diversas áreas do jornalismo, desde produção até apresentação, o que é muito raro para um deficiente visual. É uma forma de provar que a minha limitação não me torna menos capaz", garante. O "Faça a Diferença" deste domingo vai exibir reportagem de Camila, que também vem produzindo o programa. Na próxima edição, que vai ao ar no dia 17 de agosto, ela estreará como apresentadora.


Juliana, idealizadora do programa, depende de cadeira de rodas há sete anos, quando uma inflamação na medula a deixou tetraplégica. A servidora, que ingressou no serviço público pelo sistema de cotas, recuperou o movimento dos braços e continua fazendo tratamento com o sonho de voltar a andar. "Eu sei o que é ser excluída, as pessoas confundem limitação física com incapacidade. O programa estimula o respeito à diversidade e promove os direitos humanos", diz Juliana.


"A TV da Assembléia Legislativa tem obrigação de praticar a pluralidade que define a própria instituição. E o programa não se limita a ensinar o convívio com as diferenças, mas também cobra eventuais discriminações e o menosprezo às necessidades especiais das pessoas", avalia o coordenador de Mídia Eletrônica da Assembléia Legislativa, Jaurês Palma. "O empresariado está procurando um deficiente físico que caminhe, um surdo que fale e um cego que enxergue um pouco", ironiza o fisioterapeuta Roberto Oliveira, deficiente visual, um dos entrevistados da próxima edição do programa, falando sobre as dificuldades de trabalho.


"Faça a Diferença" tem exibição quinzenal inédita, aos domingos, às 16h, na TV Assembléia do Rio Grande do Sul, canal 16 da Net local. As reprises podem ser vistas durante toda a programação da emissora quando também são exibidos mini programas com dicas de como conviver com as diferenças. Todo o material produzido está disponível na Internet no blog www.facaadiferencaalrs.blogspot.com.

Comentários