Câmara homenageia cem anos de Relações Públicas no Brasil

Atuação de profissionais foi reconhecida em solenidade

Os cem anos da profissão de Relações Públicas no Brasil foram lembrados pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre, em sessão solene nesta terça-feira, 23. A homenagem foi proposta pela Mesa Diretora da Casa. O Brasil é o único país que tem a profissão regulamentada, através da Lei nº 5.377/67, e possui um sistema de autarquia federal de fiscalização profissional, o Conselho Federal de Relações Públicas (Conferp).
A presidente do Conselho de Relações Públicas da 4ª Região (Conrerp4), Maria Amélia Cruz, ressaltou que a cerimônia é motivo de grande emoção. "Esta semana estamos comemorando a Semana Interamericana e, ao receber esta homenagem pelos 100 anos da profissão, só temos a agradecer a Câmara por ter aberto este espaço e ter nos convidado para estar aqui reencontrando colegas". Maria Amélia também afirmou que a categoria está em ascensão e principalmente, com o uso das redes sociais e maior preocupação com aspectos como sustentabilidade, que requerem a atuação de um relações-públicas. "Além de fiscalizar, estamos fazendo um trabalho de valorização da profissão, que é regulamentada desde 1967", concluiu.
Relator da homenagem, o vereador Reginaldo Pujol (DEM) destacou o surgiu o primeiro departamento de Relações Públicas na empresa Light and Power, em 1914, coordenado pelo engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo; e a primeira graduação na área em 1963, na Escola de Comunicação e Artes da USP.
O presidente em exercício do Legislativo, vereador Mauro Pinheiro (PT), observou que a homenagem reconhece um profissional que, muitas vezes, trabalha em silêncio e não é notado, mas que é essencial no nosso dia-a-dia. "Nós não poderíamos deixar de prestigiar estes profissionais com esta solenidade aprovada pela Mesa Diretora. O nosso presidente, vereador Professor Garcia (PMDB), que é entusiasta desta profissão, infelizmente não pode estar aqui presente. Desta forma, estamos aqui representando os nossos 36 vereadores", afirmou.
Também acompanharam a solenidade a presidente do Conselho Federal de Relações Públicas, Andréia Athaydes; e servidores e estagiários da Assessoria de Relações Públicas e do Cerimonial do Legislativo Municipal, que também receberam distinção pela data: Andréia Oliveira, Luciane Ferrer, José Luis Lopes, Susane Paz, Rafaela Santos, Francielle Crescenti, Paula Ferreira, Gabriel Rolim e Thallys Reis.
Imagem

Comentários