Câmara recebe proposta que compartilha TVE com emissoras públicas

Projeto foi entregue por representantes dos funcionários da emissora e dos sindicatos

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Sebastião Melo, recebeu na tarde desta quinta-feira, 15, representantes dos funcionários da Fundação Cultural Piratini e dos sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas do Rio Grande do Sul para debater eventuais mudanças da TVE e da FM Cultura. A proposta apresentada tratava da formação de um sistema de comunicação pública no Estado, a partir da reestruturação da TVE e do compartilhamento de sua infra-estrutura de transmissão com as TVs Assembléia, Câmara e Prefeitura.


Pelo projeto, haveria a subdivisão da emissora, com formato de multiprogramação digital. Estiveram presentes no encontro o vice-presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural Piratini - Rádio e Televisão, James Görgen; os presidentes dos sindicatos dos Radialistas, Antônio Peres, o Caverna, e dos Jornalistas, José Nunes; o vereador Ervino Besson (PDT); e a presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), vereadora Sofia Cavedon (PT).


"Com a proposta de integração, a TV Câmara seria transmitida em canal aberto. A mudança acompanharia a migração para TV digital, que deverá ser feita em Porto Alegre até março de 2009", explicou Görgen. Em entrevista a Coletiva.Net, ele ainda acrescentou: "Todas as conversas que tivemos até o presente momento foram positivas. Agora, estamos em busca do convencimento do Governo Federal e com questões legais a serem resolvidas", diz. 


O grupo já esteve reunido com o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães, que, de acordo com Görgen, se mostrou bastante receptivo. "Estamos tentando costurar com todos os atores uma proposta que otimize os recursos públicos e coloque os canais à disposição de todos", avaliou. Melo considerou a proposta de extrema importância para a cidade: "Ajuda na fiscalização da população e dá mais transparência às ações da Casa". O presidente sugeriu um encontro entre representantes das TVs Câmara e Assembléia para apresentação da proposta do Conselho. A reunião será agendada em breve.

Comentários