Canal de TV do Hospital Moinhos ganha segundo programa

Produção resgata trajetória e acontecimentos históricos relacionados à instituição

A partir de abril, a TV Moinhos, emissora própria do Hospital Moinhos de Vento, lança seu segundo programa. Pacientes internados e seus acompanhantes poderão conferir a produção, que apresenta a história da instituição hospitalar. Em continuidade à estratégia de transformar a inovação em qualidade assistencial, o hospital lançou estes canais internos como uma nova abordagem de comunicação e educação de pacientes.
Apostando em linguagem moderna, a atração utiliza personagens animados ambientados em cenários reais do hospital. Os protagonistas do programa, senhor Wilson (um paciente internado) e a enfermeira Ingrid, utilizam um controlador do tempo e, assim, viajam pelo passado, testemunhando acontecimentos históricos do hospital, até a atualidade. Um dos desafios foi selecionar as fotos, pois o hospital conta, em seu Espaço Memória, com um acervo de mais de 12 mil imagens. Para isso, o projeto contou com o trabalho do historiador João Celeste, responsável por acervo. Em alguns casos, as imagens foram manipuladas digitalmente, permitindo que o espectador sinta-se dentro de um cenário em 3D.
"Mostramos a idealização, a construção e operação do Hospital Alemão (antigo nome do Hospital Moinhos de Vento). Além disso, contamos a contribuição das Schwestern (irmãs vindas da Alemanha), recriamos o momento da inauguração do hospital e passeamos pelas diversas alas originais. Foi nesta fase que sedimentamos os valores, que se perpetuam até hoje na instituição", destaca Francisca Cony, responsável pelo projeto e colaboradora do Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento. O segundo programa da TV Moinhos pode ser assistido no site www.iepmoinhos.com.br/tvmoinhos.
Para o superintendente de Educação, Pesquisa e Responsabilidade Social, Luciano Hammes, é imprescindível conhecer a história para entender como o hospital chegou até os resultados atuais. "Há um legado de resgatar e preservar a história, fomentar a cultura, e valorizar os inúmeros esforços empregados, ao longo de décadas, para que o hospital hoje seja referência de qualidade em assistência ao paciente e siga o mesmo caminho nas próximas décadas", destaca.  O programa tem a duração de 25 minutos e será transmitido pelo canal 42, nos quartos de pacientes internados. Para os próximos anos, o projeto da TV prevê a criação de mais programas com foco informativo e educativo, inclusive abordando prevenção de doenças.
Como parte da programação de lançamento do programa, o Hospital Moinhos de Vento promove uma exposição de seu acervo, composta por objetos como microscópios, instrumental cirúrgico, estetoscópios, utensílios utilizados na Farmácia e réplica da vestimenta usada pelas Schwesters. A mostra acontece de 18 a 20 de março, no hall do Anfiteatro Schwester Hilda Sturm, no 4º andar, Bloco C. A atividade é aberta ao público.
Assista ao programa completo:


 
Ficha técnica:
Dublagem: Carlos Cunha (Sr. Wilson) e Sofia Salvatore (Enfermagem Ingrid)
Ilustração de Personagens: Russell Tate
Ilustração de Objetos: Everson Godinho - VOR
Fotografias: Acervo Espaço Memória - Hospital Moinhos de Vento, Acervo Museu Joaquim Felizardo - Fototeca Sioma Breitman, Francisca Cony - Hospital Moinhos de Vento, Nabor Goulart, René Cabrales, Susana Cunha e Wagner Schneiders
Animação: Genesis Digital Interactive Partner
Audiodesign: Audiobox
Revisão de Conteúdo: Elizabeth W.R. Torresini, Diocelia Jungbluth - Hospital Moinhos de Vento, Irmã Ires Spier - Hospital Moinhos de Vento, João Celeste - Hospital Moinhos de Vento, Vânia Rohsig - Hospital Moinhos de Vento
Colaboração: Shirlei Manteufel - Hospital Moinhos de Vento
Produção: Everson Godinho - VOR, Francisca Cony - Hospital Moinhos de Vento e Susana Cunha
Roteiro: Dr. Luciano Hammes e Francisca Cony
Direção de Arte e Finalização: Everson Godinho - VOR
Direção Geral: Dr. Luciano Hammes - Hospital Moinhos de Vento
Realização: TV Moinhos - Hospital Moinhos de Vento Canal de TV Hospital Moinhos_mar15

Comentários