Candidato à presidência do Sindicato dos Jornalistas detalha suas propostas

A eleição se inicia hoje e vai até quarta-feira

Tem início hoje a eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, triênio 2007/2010. Apenas uma chapa se inscreveu: é denominada Linha Direta, formada por um grupo de 30 jornalistas. O subeditor de esportes do jornal VS, do Grupo Sinos, José Nunes, é o candidato à presidência da entidade. Ele falou a Coletiva.net sobre os principais pontos de sua plataforma, entre os quais estão a luta pela regulamentação da profissão e cuidados com a saúde dos profissionais.


Nunes explica a razão de formar-se um departamento para cuidar da saúde dos jornalistas: "Para que os profissionais tenham, à disposição, um setor responsável pela sua saúde, já que a área é propensa a situações de estresse", explicou. Ele acrescenta que será feita uma ampliação do trabalho das delegações do Interior para que os pisos salariais sejam unificados em todo o Estado. Também pretendem continuar pleiteando a regulamentação da profissão de jornalista. Outra proposta será incentivar a formalização de mais núcleos de jornalismo, assim como os já existentes: de assessores de imprensa e de jornalistas afrodescendentes. A previsão é de que o próximo a ser formado será o núcleo dos jornalistas online.


O grupo pensa ainda na realização de eventos, como seminários, por exemplo. Estimular a abertura de novos mercados de trabalho, manter a fiscalização para combater o exercício ilegal da profissão e realizar um concurso do Sindicato também estão pautados para a próxima diretoria. O pleito segue até o dia 28 e tem urna fixa na sede da entidade: Rua dos Andradas, 1270/133.

Comentários