Carnaval da TV aberta movimentou interações nas redes sociais

Pesquisa "Foliões digitais" mostra quais foram as escolhas dos internautas durante os dias de festa

Os desfiles e as festas de Carnaval no Brasil com intensa cobertura na TV aberta inspiraram cerca de 25% dos comentários sobre a folia nas redes sociais. Movimentaram os usuários a programação carnavalesca e os acontecimentos de São Paulo (39,5%), Rio de Janeiro (34,8%), Salvador (23,5%) e Olinda (2,2%). Os dados pertencem à pesquisa "Foliões Digitais", realizada pela Seekr, provedora de ferramentas para gestão e monitoramento de marcas nas mídias sociais, e pelo Grupo CDI Comunicação e Marketing, que analisaram os temas mais citados pelos internautas durante o Carnaval 2015, entre 103.844 menções à festa popular.
Pelo levantamento, em torno de 14% citaram diretamente hashtags das três principais emissoras de TV aberta que fizeram a cobertura da folia (Globo, SBT e Band). A Band com a transmissão do Band Folia liderou o ranking, com 8.439 menções (52.8%), seguida pelo SBT, com 3.479 citações (31,6%) e, em último lugar, a Rede Globo (15,6%) com a transmissão dos desfiles das escolas de samba de São Paulo (sexta-feira e sábado) e Rio de Janeiro (domingo e segunda).
Aproximadamente 10% do total de menções avaliadas apontaram escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo e do Rio de Janeiro. As três mais citadas foram Portela (29,8%), Beija Flor (16,7%) e Salgueiro (14,8%). Apenas 1,3% das mensagens citou diretamente os apresentadores escalados pelas emissoras. Entre os mais comentados, Eliana, do SBT, liderou a pesquisa com 27,4%, seguida por Luiz Bacci, da Band, com 19%, e o comentarista da Rede Globo Milton Cunha, com 11%.

Desfile da Portela, escola de samba mais citada nas redes sociais

Desfile da Portela, escola de samba mais citada nas redes sociais | Crédito: Vanderlei Almeida/AFP


A pesquisa, realizada entre sexta-feira, 13, e a noite de terça-feira, 17, mostra ainda que as mulheres lideraram os comentários nas redes sociais com uma pequena vantagem sobre os homens: 51,5% contra 48,5%. Cerca de 79,4% dos internautas fizeram seus comentários pelo Twitter e 20,6% pelo Facebook. "A pesquisa mostra que a televisão ainda é um forte impulsionador de interações nas redes sociais e que o investimento das emissoras em estratégias de engajamento durante as transmissões pode gerar resultados positivos em termos de visibilidade", avalia Eduardo Prange, CBO - chief business officer da Seekr.

Comentários