Cinco perguntas para Bárbara Fabres

Gerente de Desenvolvimento da Família Sirotsky compartilha suas expectativas diante do novo desafio no Grupo RBS

  1. Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou uma profissional com expertise em Comunicação, Gestão, Lideranças e Marketing, com formação em Administração com ênfase em Marketing pela ESPM e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Tenho nove anos de trajetória no Grupo RBS, onde entrei como trainee e fui, por mais de quatro anos, coordenadora de Comunicação da empresa, responsável pela gestão da marca corporativa para os públicos B2C e B2B.

Também tive experiência em outras áreas, como Revista Donna, Planejamento Multimídia e Inteligência de Mercado Multimídia, e liderei projetos importantes de reposicionamento de marcas, relacionamento com o mercado e grandes campanhas do grupo, como os 60 anos da empresa. Atualmente, sou gerente de Desenvolvimento da Família Sirotsky.

  1. Por que escolheu atuar na área de Marketing?

A paixão por essa área surgiu na faculdade. Fiquei logo atraída pela força, eficiência, onipresença e multidisciplinaridade do Marketing e pelo quanto ele pode fazer diferença na vida das pessoas, das empresas e das marcas. A arte de explorar, criar e entregar mais valor para um determinado público, por meio de uma ampla gama de ferramentas e estratégias, é, para mim, muito fascinante. Somado a isso, naquela época, percebi que estava desenvolvendo habilidades que iam totalmente ao encontro desse universo, como visão estratégica, comunicação eficaz, atitude dinâmica e foco em resultado, o que também contribuiu para que eu decidisse investir nesse caminho profissional.

  1. O que significa na sua trajetória assumir a gerência de Desenvolvimento da Família Sirotsky?

Para a minha carreira foi importante ter sido convidada para esse desafio que está me impulsionando para novas áreas de conhecimento. Tenho muito orgulho da minha história dentro do Grupo RBS e vinha há alguns anos liderando e executando projetos de alto impacto, complexidade e relevância estratégica. Então, vejo esse movimento como um grande sinal de confiança e de reconhecimento das minhas entregas, do meu legado e, também, da intensidade com que me dedico para o meu trabalho. Estou muito motivada e me sinto valorizada profissionalmente por estar trabalhando com uma das famílias mais empreendedoras do Brasil, que tanto admiro e me inspiro diariamente.

  1. O que todo profissional de Marketing precisa saber?

Que adaptabilidade e resiliência são fundamentais para trabalhar nessa área. O mundo, as pessoas, os desejos e as percepções dos consumidores mudam cada vez mais rápido e com o mesmo ritmo andam (ou devem andar!) o marketing, a comunicação, as marcas e as empresas. O profissional de Marketing deve ser dinâmico, antenado, curioso, para identificar e aproveitar as inúmeras possibilidades do mercado.

Que empatia e boa comunicação são imprescindíveis. Saber falar, mas também ouvir e dialogar. Colocar-se no lugar da audiência, do cliente, do chefe, do colega e do fornecedor. Isso tudo nos torna mais sensíveis e aptos para ter ideias mais disruptivas, projetos mais consistentes, resultados ampliados e relações mais sólidas e duradouras.

Que não existe Marketing sem planejamento, organização e foco em resultado. Não existe uma boa campanha de comunicação sem um bom planejamento estratégico por trás. Não existe um grande evento sem organização, checklists, follow ups. E não existe ação de marketing sem resultado mensurável, sem KPIs, sem análise estratégica de dados.

Que paixão por esse universo e pelo aprendizado contínuo que o ofício do Marketing proporciona fazem toda a diferença. O mundo do Marketing é muito intenso, enérgico, mutante. Por vezes, árduo, exaustivo, desafiador. Mas é também muito recompensador e transformador, pessoal e profissionalmente. E ter garra e entregar-se de corpo e alma nessa missão, pode ser um dos maiores diferenciais competitivos para um profissional da área.

  1. Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Fazer um MBA no exterior e seguir trabalhando com projetos de gestão, marketing e desenvolvimento, com alto impacto e relevância estratégica para grandes marcas e empresas, contribuindo de modo efetivo e positivo para a sociedade.

Comentários