Cinco perguntas para Glauco Pasa

Após deixar RBS TV, jornalista se dedica a ministrar oficinas de texto para TV

Glauco atuou por 28 anos na RBS TV - Reprodução

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Meu nome é Glauco de Oliveira Pasa, natural de Jaguari, no interior do Rio Grande do Sul. Sou jornalista há 28 anos e um apaixonado por traduzir histórias em imagens e textos.

2 - Como e por que resolveu trabalhar com Jornalismo?

Sempre gostei de escrever. O telejornalismo 'me escolheu' quando levei um colega de faculdade para fazer teste na RBS TV Santa Maria, e a responsável pelo exame solicitou que eu o fizesse também. Acabei passando e o meu colega não.

3 - Como surgiu a ideia de ministrar uma oficina de texto para TV?

Acredito que um bom texto faça toda a diferença em uma reportagem. É preciso ir além do que a imagem mostra. O workshop nasceu da sugestão de colegas e amigos que gostam do meu trabalho e da necessidade de compartilhar experiências.

4 - O que todo repórter de televisão deve saber?

Todo repórter deve saber que não conta a história para si, e sim, para os outros. Por isso, é tão importante ouvir, ser humilde e lembrar que texto e imagem fazem um casamento. Pode ser feliz ou resultar em divórcio.

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Espero que, daqui a cinco anos, alguém possa apontar para mim e dizer: "Olha, o tio do texto na TV! Aquele que disse que nem sempre 'uma imagem vale por mil palavras'!

Comentários