Cinco perguntas para João Finamor

Mestrando de Design da Ufrgs desenvolve projeto turístico com influenciadores digitais

João Finamor | Reprodução


  1. Quem é você, de onde vem e o que faz?


Sou João Finamor, engenheiro de formação - graduado pela Universidade Federal de Rio Grande (Furg) -, apaixonado por Marketing Digital e redes sociais, e viciado em YouTube. Faço mestrado em Design na Ufrgs e, além da pesquisa, dou aulas sobre mídias sociais, e-mail marketing, publicidade para mídias online em instituições de ensino especializado. Também trabalho com consultoria para influenciadores digitais, auxiliando nas métricas e crescimento de seus canais, bem como desenvolvimento de estratégias para empresas montarem seus anúncios online.

  1. Por que escolheu atuar na área de Comunicação Social?


Na verdade, não escolhi, brinco que caí de paraquedas. Tudo começou há uns dois anos quando um amigo youtuber estava com problemas na área de Analytics e configuração de seus vídeos. Ao tentar ajudá-lo, percebi que tudo estava relacionado com boas métricas e estratégias adequadas, configurei sua conta e seus conteúdos começaram a ter o crescimento esperado. Então, mais gente começou a me procurar para pedir ajuda, e antes de sair ajudando, decidi estudar e me especializar no assunto. Comecei a fazer cursos a respeito de redes sociais e Marketing e a participar de diversos eventos. Acredito que, antes de sair fazendo algo, a pessoa deve estudar para não ser esses profissionais que muitos falam e pouco sabem na prática. Após ter me especializado nessa área, comecei a atuar tanto como professor e consultor, agregando meus conhecimentos da engenharia ao que aprendi no Marketing Digital e nos meus estudos do mestrado.

  1. Como você desenvolveu o projeto "Influenciadores viajam" e de que maneira se deu a escolha dos profissionais contemplados?


Em um determinado curso que estava ministrando, uma aluna se interessou sobre o Marketing de Influência e pediu para agendar uma reunião e conversarmos. Era Janaína Ramos, que é a responsável pela área de Marketing da Trip Tri Destinos. Ela me apresentou a empresa, me falou dos seus âmbitos e dos anseios por um melhor posicionamento da marca nas mídias sociais. Então, decidimos montar uma ação com influenciadores digitais e a organização, visto que são uma tendência de mercado essas iniciativas - pouco exploradas pelos gaúchos.
Para começar, escolhemos quatro profissionais com base no perfil dos consumidores da agência de turismo e dos dados apresentados nas ferramentas de análise do site e das redes sociais. Sendo assim, trabalharíamos com alcance e engajamento grande. Dessa forma, foram escolhidas as blogueiras Bárbara Pustai, Daphne Constantinoplos, Lourenço Rodrigues e Thaísa Gomes. Estes viajaram por cidades da América Latina, mostrando a experiência deles em viajar com a empresa. O mais interessante é ver esse conteúdo pulverizado em todas as redes sociais - Instagram, Facebook, YouTube e blogs.

  1. Quais são as suas expectativas para a próxima fase da iniciativa?


O projeto teve sua primeira etapa concluída e foi um sucesso. As redes sociais tiveram um crescimento exponencial e muita gente descobriu a organização. Porém, o melhor foi que as vendas aumentaram. A viagem para os cânions de Cambará, por exemplo, no primeiro final de semana de agosto levou quatro ônibus, sendo que o usual era apenas um. Ainda, estamos finalizando um casting maior, composto por 10 influenciadores. Esse grupo englobará outros segmentos que não foram abordados na primeira etapa.

  1. Quais são os seus planos para daqui cinco anos?


Minha vida muda tanto e tão rápido. Morei em tantos lugares, trabalhei em fábrica, fui professor no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e, agora, estou na área de Marketing Digital. Posso dizer que aprendi a não me programar a longo prazo. Tenho mais dois projetos grandes com influenciadores digitais, além de investir com mais força na área de Educação. De qualquer modo, daqui a cinco anos espero estar trabalhando nesse segmento, que me apaixonei e posso estar sempre mudando. Isso me desafia.

Comentários