Cinco perguntas para Marcos Gabriel Krummenauer

O sócio-fundador da App5 Solutions se dedica à área comercial e financeira da empresa

Marcos Gabriel Krummenauer | Thiago Zeni/Agência Fibra
1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?
Sou Marcos Gabriel Krummenauer, 28 anos, diretor de Negócios do Mentor Analytics e sócio-fundador da App5 Solutions, um entusiasta do empreendedorismo. Sou natural de Porto Alegre, mas moro em Parobé. A sede da empresa fica em Campo Bom, no Feevale Techpark, e nosso ramo de negócios me leva a atuar em todo o Brasil.
Trabalhei por mais de 10 anos como analista e desenvolvedor de sistemas em empresas expressivas da Grande Porto Alegre, como Calçados Beira Rio e Grupo Herval. Essa experiência me levou a fundar a App5 Solutions, empresa na qual, atualmente, me dedico à área comercial e financeira.
2 - O que representa a criação da ferramenta Mentor Analytics na sua vida profissional?
O Mentor Analytics é a soma de anos de experiência na área de B.I., banco de dados e desenvolvimento de aplicativos móveis, com o resultado de uma atitude que meu sócio Francielo Isotton e eu tivemos em 2012, abrindo mão de um emprego estável e bem remunerado para encarar o desafio de empreender e, mais do que isso, inovar no Brasil. O Mentor é mais do que uma plataforma que facilita e agiliza o desenvolvimento de projetos de B.I., ele é a consolidação da nossa visão de que é possível viabilizar esse tipo de tecnologia para empresas de todos os portes.
3 - Como se deu a elaboração do aplicativo?
Sempre me perguntava o porquê do B.I. ser quase um mito nas empresas. Os projetos eram extensos e caros, demandavam equipes grandes e com larga experiência em ferramentas específicas. Isso impossibilitava que médias e pequenas empresas tivessem acesso a essa tecnologia. A partir disso, visualizamos a oportunidade de desenvolver uma plataforma que pudesse ser acessada de qualquer navegador; uma ferramenta de fácil utilização, com informações entregues diretamente nos dispositivos móveis dos tomadores de decisão.
Começamos o projeto em 2013, quando apresentamos um projeto à diretoria da B2W digital. Eles compraram a ideia na hora, o que validou o projeto e motivou a seguir com o desenvolvimento. Foi então que entramos em contato com o Rafael Streit, sócio mais novo em atividade na empresa, que completou nossa equipe e viabilizou nosso modelo de negócio.
Após algumas noites sem dormir e muita cafeína, implementamos o Mentor Analytics na B2W Digital, isso em 2014. Desde então o sistema está em pleno funcionamento e sendo utilizado pela presidência, diretoria e gestores da Cia. Em 2015, após a estabilização do produto, nós o lançamos no mercado.
4 - O que o levou a investir na empresa App5 Solutions?
Sempre fui inquieto. Com 17 anos, fundei minha primeira empresa de tecnologia, quando desenvolvemos um sistema de gestão para lojas e mercados. Na época, meu pai foi o investidor, ele vendeu o carro da família para viabilizar a empresa. Essa experiência me levou a acreditar que poderia mais, mas ainda era muito novo e inexperiente. Foi quando foquei na minha formação, ingressei na faculdade e retornei ao mercado de trabalho.
Depois de um tempo, com maior conhecimento e experiência, visualizando algumas oportunidades, achei que era o momento certo de uma nova empreitada. Conversei sobre o assunto com o Francielo e mergulhamos de cabeça nesse grande desafio que é empreender.
5 - Qual é a sua percepção sobre o cenário atual de gestão de negócios?
Estamos em um cenário extremamente competitivo, além de estar passando por uma situação econômica desafiadora. Esse cenário exige cada vez mais dos gestores que, além de focar em resultados, devem também minimizar custos dia após dia.
Por exemplo, no varejo, mais especificamente na área de tecnologia, cada dia é menor o tempo que um smartphone se mantém como top de linha ou objeto de desejo dos clientes. Os gestores precisam estar atentos a essas informações para não deixar um aparelho "ultrapassado" acumular em estoque.
O grande desafio em gestão de negócios, na minha opinião, é ter acesso às informações inteligentes, de forma rápida, que permitam agilizar a tomada de decisão e minimizar erros por parte dos gestores.
Em resumo, os gestores que tomarem decisões assertivas mais rapidamente posicionarão suas empresas à frente da concorrência e, consequentemente, obterão melhores resultados.

Comentários