Cinco perguntas para Matheus Pannebecker

Jornalista deixou a Pauta - Conexão e Conteúdo para assumir as áreas de conteúdo, imprensa e comunicação da UOL Edtech

Divulgação

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Meu nome é Matheus Pannebecker, tenho 27 anos, sou jornalista e nasci em Porto Alegre. Concluí minha graduação em Jornalismo pelo IPA em 2012 e, desde a minha formação até setembro deste ano, atuei como assessor de imprensa na Pauta - Conexão e Conteúdo, atendendo desde clientes corporativos a grandes eventos como o Festival de Cinema de Gramado. Hoje, trabalho como analista de Conteúdo Pleno no UOL Edtech, a plataforma de tecnologia para educação do UOL, que, entre outros projetos, conduz os cursos de pós-graduação online (EAD) da PUC, em parceria com a instituição. Paralelo a isso, também escrevo sobre cinema em um blog de autoria própria: o Cinema e Argumento, criado em 2007 e atualizado semanalmente, de forma ininterrupta, desde a sua criação.

2 - Como e por que escolheu trabalhar com Comunicação?

Tenho a sorte de dizer que não "escolhi" trabalhar com comunicação porque, na verdade, desde o princípio, nunca me imaginei fazendo outra coisa. Talvez a vontade de fazer algo relacionado a cinema tenha embaralhado um pouco o meio de campo em determinado momento, mas Jornalismo nunca deixou de ser a minha primeira opção. Ler sempre foi um hobby muito presente, e a minha família é testemunha disso. A escrita veio depois, quando comecei a ensaiar meus primeiros rascunhos e comentários sobre cinema, quando tinha por volta de 15 anos. São pequenas coisas como essas que me levaram à Comunicação. Então, olhando para trás, vejo que esse percurso sempre foi muito natural e que, lá no fundo, eu não tinha (nem queria ter) outra escolha.

3 - Como se deu o convite para trabalhar na UOL Edtech?

Cheguei ao UOL Edtech por indicação de uma amiga, que já colaborava com a empresa e acreditou no meu perfil para essa vaga que havia sido aberta. Feita a primeira entrevista, o resto é basicamente história, e o resultado está aí!

4 - O que esta experiência significa na tua carreira?

É um grande desafio por duas razões específicas. Primeiro, porque ela marcou a minha saída da Pauta, empresa onde trabalhei durante seis anos e que abriu as portas para mim quando eu ainda era um estagiário sem experiência em assessoria de imprensa. Foi, indiscutivelmente, a minha escola no Jornalismo. Boa parte do que sou hoje como profissional veio graças a esse encontro com a Pauta. Por isso, sair de lá também foi uma mudança muito forte do ponto de vista emocional, pois sempre vou ter essa gratidão e carinho por tudo que aprendi e vivi com tantos colegas e clientes. Segundo, porque há um bom tempo já tinha o desejo de começar a trabalhar, de alguma forma, com a área acadêmica, e a oportunidade no UOL Edtech casou perfeitamente com essa vontade, trazendo a responsabilidade de trabalhar em uma grande empresa, que já aposta firme em uma tendência (a de educação online e à distância), a qual diversas pesquisas e estudos apontam como um modelo predominante de ensino para o futuro. A responsabilidade de fazer parte dessa transição me anima muito!

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Acredito que projetar ou imaginar o futuro é sempre algo muito relativo. Difícil saber para onde a vida vai nos puxar ou por quais caminhos determinado trabalho vai nos levar, especialmente se tratando de Comunicação, mercado que sofreu mudanças drásticas nos últimos cinco anos, por exemplo. O que gosto mesmo é de dar o meu melhor nos projetos com os quais estou envolvido no momento. Por mais clichê que possa parecer, o resto eu deixo para o futuro me surpreender.

Comentários