Cinco perguntas para Vinicius Mendes Lima

Especialista em Marketing participou do primeiro TEDx dentro de uma favela no Rio de Janeiro

Crédito: Lucas Almeida


  1. Quem é você, de onde vem e o que faz?


Natural de Porto Alegre, sou Vinicius Mendes Lima. Possuo mestrado em Marketing Estratégico pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (Uces - Argentina). Desenvolvo pesquisa e leciono nos dois países, além de prestar consultoria em plano de negócios de micro e pequenas empresas. Como especialista em empreendedorismo, trabalho pela MGN Consultoria em projetos de Responsabilidade Social Empresarial, onde atuei em capacitações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e na Copa do Mundo Fifa 2014.

  1. Por qual razão decidiu conduzir tua formação em Administração para Marketing Estratégico?


Sou administrador de empresas há 10 anos e sempre atuei com gestão. Inclusive, fiz um MBA em Gestão Empresarial. Resolvi me aprofundar por meio do mestrado em Marketing Estratégico porque identifiquei que existem especialistas e mestres na área, mas que trabalham somente para grandes empresas. A partir disso, decidi me tornar mestre nesse segmento para ajudar as micro e pequenas organizações a torná-las médias e grandes no futuro.

  1. Como surgiu a ideia de desenvolver uma pesquisa sobre o empreendedorismo nas favelas?


Foi a partir do meu projeto de tese do mestrado, justamente porque nasci em uma comunidade e vivi nesta realidade. Na época, não tinha conhecimento específico para entender como pequenas empresas e empresários sobrevivem em lugares, teoricamente, de baixa renda, de descaso do poder público e com todos os tipos de problemas sociais. Morando no Rio de Janeiro, onde fui fazer um trabalho para o Instituto Unibanco e Fundação Itaú, conheci a Rocinha e me confrontei com bancos e redes de lojas. Fiquei assustado, porque estas pessoas se deram conta de que ali havia concentração de grana e potencial financeiro. A partir disso, resolvi estudar para ver como isso funcionava lá dentro.

  1. O que significa ter sido o único gaúcho a participar da primeira edição do TEDx dentro de uma comunidade no Rio de Janeiro?


Fiquei muito lisonjeado e feliz por compartilhar um conteúdo interessante diante do cenário atual da economia e de crise no Brasil. Neste momento, nós entendermos o porquê e de que forma estas pessoas conseguem se desenvolver mesmo diante de todos os problemas sociais, políticos e econômicos do próprio bairro. São mais de R$ 80 milhões por ano que giram somente em comunidades periféricas no Brasil. Através deste convite, pude compartilhar com o mundo inteiro o potencial que existem nas comunidades.

  1. Quais seus planos para daqui a cinco anos?


Desejo conseguir aliar meu conhecimento acadêmico e minhas pesquisas na área do Empreendedorismo nas comunidades, junto ao conhecimento prático de negócios em gestão. Quero ajudar esses micro e pequenos empresários das grandes comunidades do País e do mundo, iniciando pela América Latina, a conseguirem desenvolver seus negócios e melhorarem o que já possuem. A ideia é que eles possam ganhar mais dinheiro para que as comunidades se desenvolvam mais, pois é um processo automático. Todo mundo ganha: diminui índices de violência e de problemas de saúde.

Comentários