Cofundador do Black Sheep diz que o mundo está sendo hackeado

 João Ramos abriu Punch, encontro de três dias que propõe debate sobre inovação

Debate com palestrantes | Divulgação/Coletiva.net
Na palestra de abertura do Punch - evento de três dias que visa a debater inovação e modelos de negócios - o cofundador do Black Sheep Project, João Ramos, disse que o mundo está sendo hackeado. Sob o mote ?Hackeando a Comunicação?, o relações-públicas falou sobre os novos modelos de negócios que estão refletindo nos modelos tradicionais de empresas de diferentes segmentos.
Na ocasião, João questionou por que a cadeia de valor da indústria da comunicação está sendo completamente reprogramada. "Várias iniciativas encontraram nos modelos tradicionais uma oportunidade de desbloquear os ativos subutilizados, descentralizar o poder e , então, gerar valor através deste processo", falou. Ele lembrou algumas plataformas já conhecidas pelos usuários, que surgiram desta propostas: Uber, WhatsApp, Airbnb, Booking.com.
Depois, os sócios da Cuentos y Circo, Fernando Puhlmann e Giovanna Alvarenga, falaram sobre o universo audiovisual para um público de cerca de 50 pessoas. No painel ?O visual nunca foi tão audiovisual?, a dupla apresentou dados sobre o consumo de vídeo no Brasil. De acordo com eles, o País tem, aproximadamente, 70 milhões de espectadores de vídeo online, e é o quarto país com mais usuários de internet. "As marcas devem enxergar isso e pensar em como conversar com o usuário por meio dessa ferramenta", disse Giovanna. Fernando completou ao falar que "a nova comunicação social é uma comunicação sem intermediários e com novos protagonistas".
Fernando também falou sobre o desafio, enquanto agência, de entender como o conteúdo das marcas pode ser construído para vídeo, em que plataforma deve ser divulgado e, principalmente, como rastrear essa disseminação no universo da web. Sobre isso, Giovanna reforçou que cada plataforma tem um modelo diferente de vídeo. Cuentos y Circo foi criada em pela dupla de comunicadores. Em 2012, tornaram-se o primeiro parceiro do YouTube no Brasil. "Eles são sérios e não estão para brincadeira. É a plataforma que mais cresceu nos últimos anos e, no Brasil, é maior que a Globo nas classes C e D", informou, ao explicar que isso se deu pela plataforma ser uma alternativa para quem não tem acesso à televisão.
Ao final, os palestrantes participaram de um debate com um público já mais enxuto, não mais que 25 pessoas, para falar sobre os assuntos apresentados, sob mediação dos jornalistas Mauro Belo e Roberta Fofonka, do Geração E, do Jornal do Comércio. Para João, é imprescindível que, para inovar, é preciso ter curiosidade e motivação para estudar e buscar informações. Fernando complementou que também é importante coragem e vontade para construir seu próprio negócio.

Comentários