Colunista dispensado por ZH reage atirando

Zero Hora demitiu Olavo de Carvalho por não compreender "os valores éticos que norteiam o jornal"

O filósofo e jornalista Olavo de Carvalho não é mais articulista do jornal Zero Hora desde o último domingo, 29. Foi dispensado através de uma breve mensagem encaminhada pelo diretor de redação, Marcelo Rech, "em razão de sua manifestada incompreensão dos valores éticos que norteiam este jornal". Informou que pagaria as colaborações até aquele domingo, e recebeu do ex-colaborador uma resposta ríspida: "Ilustre senhor. Já mandei seu jornal à merda ontem. Sua cartinha é desnecessária, assim como o seu dinheiro. Quanto aos seus valores éticos o senhor tem toda a razão, não os compreendo. Quanto mais os conheço, menos os compreendo. Eles são um verdadeiro mysterium iniquitatis".


A revelação foi feita pelo próprio Olavo de Carvalho em seu site www.olavodecarvalho.org. Ele reproduz o artigo rejeitado por ZH e registra que foi censurado sob a alegação de que feria o código de ética do jornal. "Não tenho a menor idéia do que a palavra ética possa significar nesse contexto, se não a obrigação de ocultar fatos que indiquem a verdadeira gravidade da situação brasileira. Esses fatos têm estado ausentes das páginas noticiosas do jornal gaúcho desde há muitos anos, não havendo portanto razão para que não sejam retirados também da minha coluna".


A explicação suplementar fornecida pelo editor da página, Nílson Souza, explicava menos ainda, segundo Carvalho: "O motivo para suprimir o artigo, disse ele, era que as informações que o compunham vinham de um blog sem credibilidade suficiente. A premissa do argumento é que o jornal que oculta notícias não só adquire credibilidade por isso, mas a adquire em quantidade bastante para julgar a dos que as publicam. Ademais, mencionei esse blog a esmo, já que fontes suplementares existem em abundância e eu mesmo já as citei tanto que cheguei a ser chamado de obsessivo por isso. Mas, se os diretores de Zero Hora se fazem de bobos, é por uma razão muito séria, eles são realmente bobos. Infelizmente, acabarão entendendo isso demasiado tarde, quando perceberem o que Lula quer dizer com democratização dos meios de comunicação".


 


 

Comentários