Colunistas de Política contam experiências de cobertura do cenário atual

Jornalistas responsáveis pelos textos da editoria compartilharam com Coletiva.net mobilização frente aos últimos fatos


A fim de entender como os colunistas de Política de jornais de Porto Alegre estão elaborando seus textos com base nos últimos fatos que envolvem a política nacional, Coletiva.net entrou em contato com quatro profissionais de diferentes veículos. André Machado, da Band RS; Edgar Lisboa, do Jornal do Comércio; Rosane de Oliveira, de Zero Hora; e Taline Oppitz, do Correio do Povo; compartilharam com a nossa equipe suas experiências de cobertura do cenário político atual.
André Machado, que escreverá uma coluna diária para o Metro Jornal diretamente de Brasília, informou ao portal que seu objetivo é levar para o público gaúcho um locar local sobre este momento critico que o País está vivendo. "Minha vinda para a capital nacional mostra a disposição da Band em oferecer mais qualidade para ouvintes, leitores e telespectadores, levando um olhar próprio do Estado sobre crises que nos dizem respeito e que têm desdobramento fora do Rio Grande do Sul", contou, ao explicar que também está fazendo a cobertura para as rádios e TV do grupo.
Também situado em Brasília, o colunista Edgar Lisboa alimenta a coluna diária no JC sobre o tema. Sobre a grande quantidade de informações que estão circulando a todo momento, o articulador disse que está muito difícil acompanhar. "Tudo muda. É preciso ter muito cuidado e estra bastante atento para não cair na especulação. É um momento de reflexão", defende e argumenta: "Prefiro esperar para ter a informação mais concisa do que publicar algo errado, pois nós, enquanto formadores de opinião, influenciamos os leitores e isso reflete nas suas opiniões também", disse em conversa com o portal.
Rosane de Oliveira, por sua vez, contou à nossa equipe que, no momento em que foi anunciada a existência da gravação do dono do frigorífico JBS e do presidente Michel Temer, ela estava prestes a iniciar uma palestra na Uniritter. "Foi muito interessante, pois, em vez de falar sobre a profissão, consegui mostrar na prática como funciona o Jornalismo", falou. Ela contou, ainda, que a sequência de "notícias bomba" faz com que o tema da coluna mude a qualquer momento. "É uma descarga de adrenalina constante."
Para construir a coluna de Política no Correio do Povo, Taline Oppitz informou ao portal que precisou mudar o hábito de escrever cedo o texto e passou para  mais tarde a produção. A análise das notícias que chegam a cada minuto também se tornaram rotina para a jornalista. "Vejo as que são mais importantes e que, embora já tenham passado, ainda geram impacto e são factuais." Ela mencionou, ainda, que as substituições são regulares: "Pode mudar a toda hora."

Comentários