Com projeto, Santa Casa quer facilitar comunicação com pacientes

Iniciativa permitirá que estrangeiros e pessoas com deficiência auditiva sejam entendidos com mais facilidade

Os colaboradores Lorete, Giane, Natalia e Zamy participaram do lançamento | Divulgação/Santa Casa

O projeto Comunicação Sem Fronteiras, desenvolvido pelo setor de Comunicação e Marketing da Santa Casa, pretende derrubar as barreiras de comunicação na instituição hospitalar. O objetivo é que estrangeiros e pessoas com deficiência auditiva sejam entendidos com mais facilidade ao chegarem ao hospital em busca de atendimento.

A iniciativa propõe que os colaboradores da instituição que falam outras línguas, incluindo Libras, estejam identificados e possam ser acionados sempre que um paciente precisar de auxílio para ser compreendido. "Com a identificação e a parceria dos colaboradores tornaremos a Santa Casa um hospital ainda mais humanizado, atendendo aos nossos pacientes estrangeiros e seus familiares com ainda mais respeito a sua individualidade e necessidades", afirma a gerente de Comunicação e Marketing da instituição, Andréa Schüür Macagnan.

Outro fator que contribuiu para a implantação do projeto diz respeito ao turismo hospitalar. "A Santa Casa é referência internacional em diversas especialidades e conta com um potencial muito grande de crescimento nos atendimentos a estrangeiros", ressalta Andréa.

Para a gerente de Gestão de Pessoas, Viviane Furquim, Comunicação Sem Fronteiras também trará benefícios para o público interno da instituição. "Teremos colaboradores mais engajados ao serem valorizados por suas habilidades em uma oportunidade de desenvolvimento profissional. As equipes estarão mais preparadas para atender a todos."

O projeto é dividido em três etapas. A primeira, que está em andamento, prevê pesquisa entre os colaboradores para verificar a compreensão de línguas estrangeiras. Depois, os selecionados se tornarão referência no acolhimento a pacientes estrangeiros para, então, serem capacitados para maior fluência do idioma. A iniciativa também é aberta àqueles colaboradores que tiverem interesse em se capacitar.

Comentários