Comportamento em redes sociais é objeto de estudo

Pesquisa revelou que 28,3% dos entrevistados dedicam cerca de 40 horas semanais ao uso da internet

Uma pesquisa realizada pela empresa E.life traçou os hábitos e o perfil dos usuários de redes sociais. O objetivo foi apontar o que eles avaliam e como utilizam as mídias digitais. No total, foram 1.316 entrevistados no período de novembro de 2011 a fevereiro deste ano. Entre outros dados, o resultado revelou que 28,3% dos entrevistados dedicam 40 horas ou mais à internet por semana, o que representa quase seis horas por dia. Também foram identificadas as redes com mais usuários cadastrados; o Facebook com 94,5% e o Orkut com 75,1%.
Sobre as atividades praticam na internet, 84,8% dos participantes afirmaram que utilizam seu tempo online para acessar as redes sociais e manter conversas virtuais em tempo real. Dos entrevistados, 50,6% assistem TV simultaneamente ao acesso à web. Manter contato com amigos, colegas e parentes é citado por 43,1% dos ouvidos, como o principal motivo de estarem nas redes. Também são hábitos comuns dos internautas: obter informações de interesse; ler notícias; conhecer pessoas; acessar dados sobre lazer e entretenimento; divulgar conteúdo próprio; pesquisar sobre empresas, produtos e serviços; além de jogos online e uso para fins profissionais.
Quanto à relação entre consumidores e marcas, o estudo revelou que, no Facebook, 74% dos usuários curtem a página de uma empresa, enquanto 17% nunca o fizeram. Já no Twitter, 54,1% dos entrevistados seguem o perfil de uma companhia, produto ou serviço e 13,3% afirmam que nunca o fizeram.
O levantamento indicou que o uso de dispositivos móveis como celulares e smartphones cresceu de 44,8%, em 2011, para 56,2%, em 2012. O acesso de redes sociais por tablet passou de 5,6%, no ano passado, para 11,5%, neste ano. Nesse tipo de conexão, as redes sociais constituem o conteúdo mais acessado pelos participantes da pesquisa.  De acordo com o estudo, a diversificação dos aparelhos de acesso à internet tornou o celular, o netbook e outros equipamentos portáteis mais atrativos aos internautas de diferentes classes de consumo, agregando mobilidade ao acesso. 

Comentários