Conar suspende veiculação de publicidade de automóvel

Ação do Detran/RS apontou estímulo à insegurança no trânsito na campanha do Meriva 1.4 Econoflex

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), motivado por ação do Detran/RS, recomendou a sustação da veiculação da campanha "Meriva 1.4 Econoflex. Um Carro que Vale a Pena para Dois.", da Chevrolet, por estímulo à insegurança no trânsito.
No anúncio, veiculado na imprensa nacional, é mostrado o carro com duas supostas notificações de infração de trânsito, uma por excesso de velocidade, ao lado da legenda "Perfeito para Ele", e outra por uso do celular ao volante, com a legenda "Perfeito para Ela". O Detran/RS entende que a campanha não somente reforça estereótipos indevidos com relação a condutores do sexo feminino e masculino, como sugere que a infração de cada um é perfeitamente natural, ao se adquirir o veículo promovido. Ainda, a mensagem dá a entender que se trata do automóvel ideal para quem excede ou deseja exceder a velocidade máxima permitida e também para quem utiliza o aparelho celular ao volante.
No voto do relator da Representação 401/08, o Conar coloca: "[?] Tanto as queixas dos consumidores com a do próprio Detran do Rio Grande do Sul estão fundamentadas e muito coerentes, pois na situação apresentada, leva as pessoas a acharem divertido algo que podem estar fazendo de maneira errada. [?] Devemos levar em consideração, é o fato das situações aqui representadas de maneira humorística, pode sim colocar em risco vida de pessoas alheias às atitudes em questão, pois aos recorrentes das situações do anúncio veiculado, pode causar acidente de automóveis com consequências graves.".

Comentários