Confiança da população cai em relação às instituições devido às fake news

Estudo global Edelman Trust Barometer aponta que notícias falsas ajudam a construir cenário negativo que impacta, inclusive, a mídia

O estudo mundial Edelman Trust Barometer identificou que a confiança da população caiu em relação a todas as instituições do Brasil, e que as notícias falsas ajudam a construir este cenário negativo que impacta, inclusive, mídia e marcas. Realizado pela agência global de Relações Públicas Edelman, o levantamento mede os índices de confiança no governo, em empresas, ONGs e na mídia. Para esta edição, foram ouvidas mais de 30 mil pessoas em 28 países entre 28 de outubro e 20 de novembro de 2017.

O Trust Barometer detectou que a propagação de notícias falsas ou distorcidas representa um papel importante na queda da confiança em instituições como mídia e governo. De acordo com a pesquisa, 58% dos brasileiros não sabem diferenciar uma informação verdadeira de uma mentirosa. Como consequência, 68% não sabem em quais políticos confiar e 48% não sabem em quais companhias ou marcas acreditar. No Brasil, 67% das pessoas revelaram não conseguir distinguir o bom jornalismo de boatos e outros 39% dos entrevistados apontaram que interagem com os principais meios de comunicação menos de uma vez por semana.

Outro dado revelado pelo Trust Barometer é que, no País, as maiores quedas de confiança foram no governo, que caiu seis pontos, chegando aos 18%, e na mídia, que perdeu cinco pontos, agora com 43%.

Comentários