Cruz Vermelha Internacional oferece prêmio de Jornalismo no Brasil

Ação visa a fomentar conteúdo jornalístico sobre temas humanitários na imprensa nacional


A organização humanitária global Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), lançará no próximo sábado, 10, o Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional. O objetivo é incentivar a criação de conteúdo jornalístico sobre temas humanitários na imprensa brasileira. Serão premiados trabalhos que destacarem temas internacionais humanitários, com foco nas vítimas, publicados entre 1º de janeiro de 2016 e 31 de julho de 2017.
De acordo com o chefe da Delegação do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Lorenzo Caraffi, a meta é oferecer reconhecimento ao trabalho jornalístico que ultrapasse o front de guerra. "Queremos mostrar a problemática humanitária dos conflitos. O lado das vítimas", explica. Entre os temas estão assuntos humanitários em conflitos armados e reportagens que fazem referência à aplicação das normas do Direito Internacional Humanitário, também conhecidas como "regras da guerra". O conteúdo se refere também à assistência humanitária (entrega de alimentos, de medicamentos, atenção à saúde, fornecimento de água potável), migração, refúgio, desaparecimentos em situação de conflitos armados, ataques a missões médicas e violência sexual em situação de conflitos armados.
O primeiro colocado terá a oportunidade de cobrir, durante uma semana, alguma região na qual o CICV atua. O segundo e o terceiro lugares receberão, respectivamente, prêmios de R$ 5 mil e R$ 4 mil. Nesta primeira edição, haverá apenas uma categoria de premiação, na qual poderão ser inscritas reportagens produzidas para qualquer meio (impresso, televisão, rádio ou multimídia). O período de inscrição se encerra em 10 de agosto. Mais informações e inscrições por meio do site www.icrc.org.

Comentários