Curso explora LinkedIn como ferramenta de prospecção e vendas

Bruno de Lacerda mostrou como gerar negócios na plataforma através do Social Selling

Bruno de Lacerda
O potencial do LinkedIn para vendas e as estratégias para prospecção e geração de leads nortearam a programação do curso "LinkedIn para negócios", ministrado pelo especialista na plataforma Bruno de Lacerda. Com oito horas de duração e formato workshop, o encontro aconteceu no último sábado, 12, na Verbo Educacional (avenida Ipiranga, 2899), em Porto Alegre. Um público seleto, de cerca de 15 pessoas - incluindo uma colaboradora de Coletiva.net -, conferiu como usar as ferramentas da rede social para estabelecer novas conexões e obter leads qualificados. "Se o seu negócio é B2B (business to business), o LinkedIn é a melhor mídia social para vender o seu produto ou serviço", assegurou, ao abrir as atividades do dia.
Maior rede profissional do mundo, o Linkedln reúne mais de 500 milhões de usuários, sendo 30 milhões somente no Brasil. Bruno mostrou que a plataforma é mais do que um canal para quem procura emprego, isso porque permite a conexão e aproximação com enorme quantidade de tomadores de decisão e influenciadores. Além de detalhar as etapas necessárias para a criação de um perfil considerado forte, company page e anúncios na plataforma, o especialista compartilhou dicas para localizar e se conectar com pessoas, obter maior alcance em publicações na rede e manter relacionamentos, evitando a cold calling (ligação fria).
A técnica abordada por ele é o Social Selling, que utiliza as redes sociais para criar e manter relacionamentos e, como consequência, gerar vendas. Bruno apresentou motivos para utilizar essa estratégia e trouxe dados que reforçam seu potencial: cerca de 60% das decisões de compra ocorrem antes do contato com o vendedor, e um decisor lê, em média, 10 peças de conteúdo antes de finalizar uma compra. Entre os tópicos abordados também estiveram KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores-Chave de Desempenho) de Prospecção e de Vendas.
Natural de Minas Gerais, Bruno é coordenador de Marketing da Academia Mineira de Marketing (Amma), professor no Centro Universitário de Belo Horizonte e fundador da Chess Consultoria e Marketing Integrado. O especialista é formado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, especializado em Branding pela PUC-MG e pós-graduado em Marketing pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec).

Comentários