Cursos exploram potencial criativo do Estado

Capacitações na área da economia criativa são realizadas de julho a agosto

O Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (Iatec), localizado no Rio de Janeiro, investe em capacitações na área de entretenimento, dando início à sua atuação no Rio Grande do Sul. Com mais de 16 anos de atividades, a escola lança agenda de oito cursos em parceria com universidades e empresas locais. O conteúdo passa por produção executiva de shows, técnicas de gravação, iluminação cênica e áudio para cinema e TV, explorando o potencial criativo do Estado.
Segundo o diretor da instituição, Luiz Helênio, o mercado gaúcho é visto como prioritário devido ao crescimento do setor de economia criativa no Estado e sua localização estratégica, próximo a países do Mercosul. Em 2013, a Fundação de Economia e Estatística do Estado (FEE) realizou um estudo com o mapeamento da indústria criativa no Rio Grande do Sul. Neste estudo, verificou-se que, aproximadamente, 13% da indústria de transformação do Estado é composta por atividades criativas, gerando cerca de R$ 6,3 bilhões anualmente.
Helênio comenta que as atividades ligadas à criatividade aquecem o mercado. Afirmou também que "Impulsionada pela tecnologia e pelo empreendedorismo jovem, a economia criativa desponta como um grande fator de desenvolvimento em tempos de recessão. No entanto ainda existe uma carência de capacitação na área. Para suprir essa lacuna e promover a formação de profissionais com foco no segmento de entretenimento, o Iatec procurou parceiros e está se estabelecendo no Rio Grande do Sul".
Informações e inscrições podem ser obtidas pelo email [email protected].
Confira a agenda de cursos:
JULHO
06/07 - Produção Executiva de Shows e Eventos (PUC) - Ministrante: Profª Elsa Costa
Com foco em profissionais do mercado de entretenimento, apresenta as responsabilidades e ações de um produtor de shows e eventos. O curso traça um panorama geral do cenário brasileiro da produção cultural e, através dele, o produtor aprende a lidar com as áreas de transporte, segurança, energia, som, luz, equipamentos, infraestrutura operacional e liberações junto aos órgãos competentes para cada área.
13/07 - Iluminação Cênica na Prática (PUC) - Ministrante: Prof Francisco Rocha
Capacitação de técnico de montagem de iluminação e seus principais aspectos. Ensina como fazer a instalação de maneira adequada, a prevenção de acidentes e os equipamentos de segurança obrigatórios.
30/07 - Logística de Produção (FEEVALE) - Ministrante: Rosanse Guitarelli
Apresenta os conceitos de logística e sua aplicação nas áreas de shows e de eventos artísticos.
AGOSTO
03/08 - Técnicas em Gravação (GORILA) - Ministrante: Èzio Filho
Aprofunda o conhecimento do aluno nas técnicas de gravação, com ênfase para o estúdio. O trabalho será feito a partir da regravação de uma música, esmiuçando o processo de gravação da faixa, e expondo as peculiaridades do método de gravação, organização, postura profissional e conhecimento em áreas como microfonação e cabeamento.
31/08 - Edição Mixagem e Gravação (GORILA) - Ministrante: Ézio Filho
Trará as práticas de mixagem e masterização e fases de finalização de uma produção musical. No processo de mixagem, se verifica o que foi gravado, com cada instrumento separado em seu canal, o que pode ser reunido em duas pistas, no caso do estéreo, ou em seis pistas, no caso do 5.1. Na masterização, se corrige e minimiza os problemas de gravação e mixagem.
SETEMBRO
23/09- Técnicas de Captação de Áudio para TV e Cinema (FEEVALE) - Ministrante: Eduardo La Cava
A televisão de alta definição e a produção crescente do cinema brasileiro nos últimos anos vêm demandando um número maior de profissionais com sólidos conhecimentos de áudio. O áudio em multicanal estará em breve em todos os lares e a qualidade do trabalho depende diretamente da competência e habilidade dos profissionais responsáveis por ele.

Comentários