Delegações de 20 estados estarão presentes no Congresso da Fenaj

Debaterão em Vitória a atualização do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros

De 3 a 5 de agosto, delegações de 20 estados debaterão, em Vitória (ES), a versão atualizada do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Na abertura do Congresso Nacional Extraordinário haverá a posse da nova direção da Fenaj e Comissão Nacional de Ética, eleitas pelo voto direto da categoria entre os dias 16 a 18 de julho. Outro destaque do evento será a conferência de abertura, com o jornalista colombiano Javier Restrepo, que acontece no dia 4 de agosto, às 14h, no auditório do Hotel Bristol, e uma homenagem ao vice-presidente da atual Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas, José Hipólito de Araújo, falecido no início de 2007.


O atual Código de Ética dos Jornalistas está em vigor desde 1987. O debate sobre sua atualização vem sendo feito há três anos e foi intensificado a partir do início o ano passado. O código foi, inclusive, submetido a processo de consulta pública. Uma Comissão Nacional sistematizou as propostas apresentadas, que resultaram na tese-guia do evento.


No balanço da Comissão Organizadora, estão inscritos aproximadamente 150 participantes, entre delegados, observadores e convidados. Novas inscrições de observadores de outros estados dependem, agora, de consulta prévia ao Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo (fone 27 - 3222.2699).

Comentários