Dia de adesão em massa por Landell de Moura

Objetivo é buscar o reconhecimento do padre e cientista como o verdadeiro inventor do rádio

Os brasileiros de todas as partes do País que quiserem apoiar o movimento que busca o reconhecimento do padre-cientista Roberto Landell de Moura como verdadeiro inventor do rádio poderão fazer isso assinando o abaixo-assinado que está no site www.mlm.landelldemoura.qsl.br. É que este 30 de março foi escolhido por várias instituições, entre elas a Prefeitura de Porto Alegre, terra onde ele nasceu, como o Dia de Adesão em Massa ao Movimento Landell de Moura. Esse abaixo-assinado será posteriormente entregue, pelos coordenadores do movimento, às autoridades de Brasília. A iniciativa faz parte da celebração do sesquicentenário de nascimento do padre-cientista, ocorrido no dia 21 de janeiro deste ano.
O movimento pretende conscientizar a sociedade para valorizar a ciência e a memória nacional do padre, resgatado do anonimato. Landell efetuou transmissões pioneiras no mundo da voz humana à distância sem fios, projetou a televisão e o teletipo muitos anos antes de outros cientistas internacionais e foi um dos precursores da invenção do controle remoto pelo rádio. A comunicação à distância, através do telefone e do rádio, foi um marco na história da humanidade. Com a ausência destes inventos, jamais o mundo teria alcançado o desenvolvimento tecnológico atual. Como, por exemplo, o uso do fax, da Internet e do telefone celular não seria conhecido.
Dentro da programação do "Ano da Inovação Padre Landell de Moura", foi criada uma comissão com a união de diversas entidades representativas do Rio Grande do Sul para tratar das atividades e comemorações alusivas ao sesquicentenário do cientista porto-alegrense. A comissão reúne-se quinzenalmente e trata da articulação e organização de eventos sociais e culturais.
A programação se estenderá até o final do ano e as próximas atividades incluem, no dia 5 de abril, um movimento de doação de livros sobre Landell de Moura para a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do RS e também para a Biblioteca pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE- RS). No dia 14, será realizada uma Tribuna Popular, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, às 14h, organizada pelo Clube de Radioamadores do Colégio Militar da Capital.

Comentários