Discussões sobre política aumentam no Twitter

Abordagem do tema mais que triplicou no segundo trimestre do ano

O número de publicações sobre política no Twitter mais que triplicou no Brasil, entre março e junho deste ano. Impulsionado especialmente pelas manifestações populares nas ruas e também pela MP dos Portos, o tema norteou 7% das discussões no microblog, contra 2% no primeiro trimestre. As informações pertencem ao estudo 'Trending Topics Brasil', realizado pela E.life, que analisou os assuntos mais comentados pelos usuários da rede social no País durante o segundo trimestre deste ano.
Comentários sobre eventos esportivos tiveram aumento expressivo, passando de 10% para 19%. No período, repercutiram na rede a disputa da Copa das Confederações, a reabertura do Maracanã, a 'adiantada' de Rogério Ceni na cobrança de pênaltis contra o Corinthians e as finais da NBA. De acordo com o estudo, a televisão continua pautando os debates entre os usuários. Embora fique atrás de assuntos de música, os comentários musicais, em sua maioria, foram motivados por aparições dos artistas em programas televisivos.
O estudo 'Trending Topics Brasil' é realizado trimestralmente, por meio do Buzzmonitor, software capaz de analisar o buzz nas redes sociais. A cada duas horas, a E.life monitora quais são os Trending Topics do Twitter no Brasil, a fim de compreender os temas que mais engajam os brasileiros. Os posts coletados são divididos em nove categorias: Música (31%), Televisão (26%), Esporte (19%), Política (7%), Notícias (5%), Cinema (4%), Datas Comemorativas (3%), Eventos (3%), e Internet e Tecnologia (3%).

Comentários