Disputa pelos direitos do Brasileirão chega ao Senado

Serão realizadas audiências com emissoras, representantes dos times e o Clube dos 13

A guerra pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2012 chegou ao Senado. A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal vai ouvir, na próxima semana, representantes de seis clubes da primeira divisão: Corinthians, Coritiba, São Paulo, Flamengo, Bahia e Grêmio. Duas semanas depois, será a vez dos presidentes do Clube dos 13, Fábio Koff; da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira; e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Fernando Furlan; além de representantes das redes TV!, Globo e Record.
Conforme publicado no Portal Imprensa, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), autora do requerimento para realização das audiências, as TVs abertas operam sob concessões públicas e os principais times grandes são beneficiários de várias ações governamentais. Por esta razão, devem explicações para o cidadão brasileiro sobre as negociações. "Não podemos restringir o direito do torcedor de ver seu time. Da forma como as negociações estão sendo feitas haverá um encolhimento dos times regionais, os quais têm grandes torcidas, mas não têm projeção nacional", afirmou Lídice.
O Clube dos 13 chegou a realizar uma licitação para os direitos para TV aberta, da qual apenas a Rede TV! participou e venceu. Os clubes passaram a negociar diretamente com a Rede Globo. Apesar disso, Fábio Koff assinou contrato com a Rede TV! no valor total de R$ 1,5 bilhão para três temporadas. De acordo com ele, a entidade que responde pelos direitos de imagem dos clubes brasileiros foi avalista de 15 agremiações em empréstimos bancários sob a condição de prioridade nas negociações do Brasileirão. Fábio confirmou presença na audiência: "Não sei se vai ajudar a resolver a questão, mas o poder público tem que se fazer presente e esclarecer sobre o que vem ocorrendo", disse.
Leia também em Coletiva.net:
Rede TV! assina contrato para transmitir o Brasileirão
Disputa pelo Brasileirão segue acirrada

Comentários