DOC TV IV estreia Negros nesta sexta-feira

Documentário fala sobre a construção da imagem do negro por meio de filmes e vídeos de arquivo, público e privado, de 1920 até 2000.

div>
Dando continuidade à série de DOC TV IV, vai ar pela TVE nesta sexta-feira, 20, às 22h40min, o documentário Negros. Com direção e autoria de Mônica Simões, Negros é um documentário sobre a construção da imagem do negro na Bahia por meio de filmes e vídeos de arquivo, público e privado, de 1920 até 2000. O foco do roteiro não é a grande narrativa e nem a história oficial, mas sim as práticas do cotidiano que surgem através de uma câmera despretensiosa. Nesse documentário, uma célula sonora pode revelar tanto ou mais que as imagens. A trilha é resultado de uma pesquisa sobre ritmos, sons e músicas afrobaianos, programas de rádio, televisão, jingles e comerciais, todos dentro do mesmo recorte temporal.
A Série de Documentários DOCTV IV é uma promessa de encontro das questões urgentes do país com o povo brasileiro, por meio do olhar de 55 documentaristas sobre suas realidades. O DOCTV teve em suas quatro edições quase 3000 projetos de documentário inscritos em 100 concursos estaduais, tendo co-produzido 170 documentários e gerado mais de 3 mil horas de programação para a Rede Pública de Televisão. Também foram realizadas 67 Oficinas para Formatação de Projetos com a participação de mais de 2.000 realizadores de todo Brasil, e três Oficinas para Desenvolvimento de Projetos, nas edições II, III e IV do DOCTV.
O Programa DOCTV é realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, pela Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais(ABEPEC), Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) e Empresa Brasil de Comunicação (TV Brasil), com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas, ABD.
O documentário Negros será reprisado na próxima terça-feira, 24, às 23h10min.

Comentários