Documentário sobre acessibilidade estreia em Porto Alegre

'Todos' entra em cartaz na Casa de Cultura Mário Quintana, em 1º de dezembro

Marilaine Castro da Costa

Acessibilidade, diversidade, inclusão e inserção social são alguns dos temas tratados no documentário 'Todos', que estreia em 1° de dezembro na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 762), em Porto Alegre. A produção acompanha o historiador gaúcho com baixa visão Felipe Mianes, por várias cidades do Brasil e do exterior discutindo sobre o assunto.

Realizado pela produtora gaúcha Accorde Filmes, o filme será exibido com recursos de audiodescrição, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendas.  Com sessões diárias às 19h15, na Cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mario Quintana, a película aborda as barreiras enfrentadas pelas pessoas que necessitam de cuidados especiais e como elas lidam diariamente com isto.

'Todos' estreou em 21 de agosto, na Mostra Gaúcha do 45º Festival de Cinema de Gramado. No Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (Festin),  em Lisboa, Portugal, a produção foi agraciada com Menção Honrosa. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2015, 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. A pesquisa considerou quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual.

Comentários