‘O Brasil é o país do futuro e o futuro chegou’

Este é o mote da campanha que ilustra a Semana ARP da Comunicação

Na manhã desta quinta-feira, 4, Daniel Skowronsky, Zeca Honorato e Carlos Araújo Santos, dirigentes da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), receberam jornalistas e convidados para a coletiva de imprensa sobre a  Semana ARP da Comunicação. O presidente Daniel fez um breve relato das ações da entidade durante o ano, com destaque para a pesquisa com 300 profissionais do mercado, que nortearam a escolha do tema da semana: O novo Brasil. Segundo ele, o objetivo do encontro em 2010 será analisar as mudanças pelas quais passa o Brasil nos últimos anos e projetar o futuro da comunicação neste novo cenário. O evento ocorre de 29 de novembro a 2 de dezembro no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
Com palestras, oficinas, premiações e a participação da comunidade gaúcha, a semana pretende balizar a reflexão não apenas sobre o mercado publicitário, mas sobre todos os setores envolvidos com o negócio da comunicação. "O país está mudando, com uma economia estável, empresas mais competitivas e uma indústria de comunicação sólida e reconhecida mundialmente. Queremos proporcionar uma discussão consistente sobre isso", disse Skowronsky. Estão confirmados nomes como o jornalista Arnaldo Jabor, que fará a abertura oficial da semana, e o sociólogo Roberto da Mata, que fará a palestra de encerramento. A programação completa estará disponível no site http://www.arpnet.com.br/semanaarp/ a partir desta sexta-feira, 5.
A campanha que ilustra a Semana é assinada pela Escala e teve como briefing o próprio evento. "Pela primeira vez, o atual momento positivo do Brasil falou mais alto e norteou tanto as palestras quanto a campanha", explicou Régis Montagna, diretor de Criação da Escala. Régis disse que a criação pensou em imagens que materializassem este otimismo: "Passamos muitas décadas fazendo figa, torcendo para que o Brasil desse certo. Este momento chegou e agora é hora de aproveitar". Neste sentido, a imagem da figa foi invertida e, ao invés do tradicional símbolo, o amuleto aparece nas peças numa brincadeira, fazendo sinal positivo.
O filme da campanha, produzido pela Zeppelin, apresenta imagens de muitas figas e mensagens de placas de rua, inspiradas em placas reais, com os dizeres: "O Brasil é o país do futuro e o futuro chegou". Para o spot de rádio, produzido pela Lado B, um discurso em "portunhol" declara: "Meu país ainda vai ser o Brasil".
Nas ruas do bairro Moinhos de Vento, onde é sediado o evento, intervenções urbanas, como um ponto de ônibus multimídia, irão inserir o público no espírito da Semana. E o Jantar da Propaganda traz mudanças nesta edição. Há anos realizada no Leopoldina Juvenil, a festa passa a ter lugar no Centro de Eventos do BarraShopping, que abriga 850 convidados.
O Salão da Comunicação 2010, coordenado pelo vice-presidente Zeca Honorato, desta vez não terá um presidente do júri, mas um curador, o publicitário Rodrigo Pinto, da Paim. Conforme havia prometido, Zeca informou que o valor total arrecadado com o Salão, nesta edição, é de R$ 230 mil. Ao todo, foram 1.554 peças inscritas e 55 agências de publicidade e empresas de comunicação participantes.
Imagem

Comentários