Edição especial do extinto jornal O Povo circulará na Semana Farroupilha

Periódico oficial da República Riograndense foi veiculado entre 1838 e 1840

Considerado o jornal mais importante da Revolução Farroupilha (1835 a 1845), O Povo voltará a circular durante a Semana Farroupilha, que inicia suas atividades nesta quinta-feira, 7, em Porto Alegre. O impresso era o periódico oficial da República Riograndense e foi veiculado entre 1838 e 1840. A iniciativa é da marca de cerveja Schin, que é a patrocinadora oficial do Acampamento Farroupilha, que também montará uma casa que simula a redação do jornal no local.

O gerente de Marketing da Schin, Bruno Piccirello, explica que recriar o jornal é uma forma de homenagear e valorizar a cultura gaúcha. "Além de reviver um dos principais ícones daquela época, teremos uma coleção de latas decoradas com imagens que retratam o cotidiano do homem do campo gaúcho, e, em breve, anunciaremos outras novidades pensadas exclusivamente para ocasião", conta o gerente.

Com conceito e estratégia criada pela TracyLocke Brasil, o impresso será recriado e distribuído no acampamento e em alguns pontos de Porto Alegre até 20 de setembro. A campanha conta, ainda, com spot e filme que resgatam a importância da publicação durante a Revolução Farroupilha, além de um piquete dedicado a homenagear os heróis farroupilhas e aqueles que ajudam a manter vivas as tradições gaúchas.

Com 14 edições, o veículo terá formato tabloide, com quatro páginas de reportagens, artigos e crônicas sobre os hábitos e o espírito tradicionalista dos gaúchos. A curadoria do material ficará por conta do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Aos finais de semana e feriados, os visitantes poderão personalizar o periódico com suas fotos impressas na capa de O Povo.

A Schin também montará a "Casa de Garibaldi", inspirada na residência onde viveu Giuseppe Garibaldi durante a Revolução Farroupilha, em Piratini. O ambiente será aberto ao público durante a festa e abrigará elementos que fizeram parte da história do O Povo e da Revolução Farroupilha.

Ficha Técnica:

Agência: TracyLocke Brasil

Cliente: Heineken do Brasil

Marca: Schin

Título: O Povo

CEO: Pipo Calazans

CCO: Thomas Tagliaferro

Direção de Criação: Manuel Veiga

Criação: Manuel Veiga, Luciano Rios, Alan Ferrazza

Design: Nickolas Vieira, Renato Oliveira

Planejamento: Thiago Nascimento, Leonardo Ribeiro, Graziele Cruvinel

Projetos: Angela Espalaor, Sabrina Amadei

Produção: Tatiana Monteiro

RTVC: Alessandra Costa

Produtora de vídeo: Zeppelin Filmes

Produtora de áudio: AudioMan

Atendimento: Lucimari Nakamura e Beatriz Fonseca

Aprovado por: Glaucia Gomes, Bruno Piccirello e Bruna Mazzurega

Comentários