Em 5 de outubro de 2008, Coletiva.net noticiava: Estúdio Cristal Reformado

Vidros transparentes e caixas de som direcionadas para a rua ditavam o conceito que o veículo buscava passar

Coletiva.net

Há 10 anos, Coletiva.net noticiava a pré-estreia do Estúdio Cristal, da Rádio Guaíba. A reforma buscava dar maior visibilidade ao público de como funcionava uma emissora. Em entrevista exclusiva ao portal, o gerente-geral da Rádio Guaíba, Nando Gross, fez questão de pontuar que a ideia de transparência e visualização foi o fator fundamental para a criação do espaço. "Ele precede o que, hoje em dia, é feito nas redes sociais. Isso era feito ali, ao vivo", disse, acrescentando que a ideia era criar uma atmosfera de aproximação com as pessoas, transformar as transmissões em uma espécie de Live do Facebook.

O jornalista comentou que, na época, as informações e transmissões não podiam ser acessadas via internet. Então, para ver os profissionais debatendo, fazendo um programa, era só olhar através do vidro. "As pessoas vinham por curiosidade, pela pauta ou pela presença de alguma autoridade", recordou. Ele explicou ainda que, atualmente, o uso do estúdio acontece com mais frequência na primavera e no verão, uma vez que as pessoas circulam mais pela rua. A importância da localização do estúdio também foi destacada pelo jornalista, que considera "a Esquina da Comunicação" por ter muito próximo as redações do jornal Correio do Povo e da Rádio Guaíba, além do Museu da Comunicação Hipólito da Costa.

O gerente-geral lembrou alguns fatos que marcaram a história do estúdio como as inúmeras vezes em que as ruas próximas foram fechadas pela EPTC por conta da multidão que ali se encontrava. Citou quando o atual prefeito, Nelson Marchezan Júnior esteve no estúdio: "Os servidores vieram para a frente da rádio para protestar", ressaltou. Em outra ocasião, o candidato à presidência do Brasil Jair Bolsonaro esteve lá e integrantes dos movimentos envolvendo a causa LGBT vieram ao mesmo tempo em que manifestantes que defendiam a volta da ditadura. Gross comemora o fato do espaço ser uma referência para os porto-alegrenses. "O estúdio vive e viveu momentos importantes, mas, em geral, a presença de autoridades mobiliza o público. Isso nos orgulha muito".

Confira a notícia na íntegra, publicada em 5 de outubro de 2008: Estúdio Cristal reformado

O novo Estúdio Cristal Breno Caldas, da rádio Guaíba, faz sua pré-estreia no primeiro turno das eleições municipais. A reforma compreende mudanças significativas em sua infraestrutura e em aspectos tecnológicos.

Essa matéria foi produzida pelos estagiários do Multiverso - Laboratórios e Agências Experimentais dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Metodista IPA.

Comentários