Empresário de TV venezuelana faz acusações contra Chávez

Assunto é destaque no Tambor da Aldeia, boletim eletrônico da ARI

O presidente e acionista majoritário da TV venezuelana Globovisión, Gullermo Zuloaga Nuñez, acusou o governo de Hugo Chávez de censurar a internet e de intimidar a imprensa, durante o 24º Fórum da Liberdade, realizado em Porto Alegre. Conforme publicado no Tambor da Aldeia, boletim eletrônico da Associação Riograndese de Imprensa (ARI), Zuloaga vive nos Estados Unidos sob asilo político, após ter prisão decretada pela Justiça venezuelana. Ele e o filho são acusados de formação de quadrilha. O informativo semanal da ARI revela ainda que Zuloaga criticou o prêmio de liberdade de imprensa dado a Chávez por uma universidade argentina.
Na seção Pelo Mundo, o Tambor da Aldeia também registra casos internacionais de violência contra a liberdade de imprensa. Como é o caso do jornalista camaronês Charles Atangana, que ganhou apelação contra a deportação do Reino Unido. Em março, jornalistas do Sindicato Nacional de Jornalistas (NUJ) fizeram vigília na Corte de Imigração e Asilo, em Londres, durante uma audiência de apelação. Atangana buscou refúgio em Glasgow, Escócia, há sete anos, depois de fugir de Camarões, onde diz ter sofrido detenção e tortura por denunciar a corrupção política local.
Com pesquisa do jornalista Vilson Romero, o boletim disponibiliza o email [email protected] para interessados em colaborar com a ARI. Profissionais e estudantes de Comunicação podem enviar denúncias de atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

Comentários