Estatísticas apontam poder de mídias sociais

Com centenas de milhões de usuários e cada vez mais integradas entre si, redes crescem continuamente

Em visita ao Brasil em julho, o editor espanhol fundador de El País e presidente do grupo editorial Santillana, Juan Luis Cebrián, alertou que as mídias sociais representam hoje a principal concorrência com os jornais impressos. Agora, um consultor e blogueiro australiano Jeff Bullas compilou uma lista com 20 estatísticas que ilustram bem o grande potencial das redes sociais para oferecer conteúdo de informação, entretenimento e conhecimento, com vantagem sobre as mídias tradicionais.

Para começar, Bullas salienta que uma em cada nove pessoas no planeta tem perfil no Facebook - a rede possui hoje 750 milhões de usuários, sendo que 250 milhões acessam a página por meio de smartphones. Todas as pessoas cadastradas gastam cerca de 700 bilhões de minutos por mês na plataforma e, individualmente, cada usuário permanece, mensalmente, 15 horas e 33 minutos na rede. Mais de 2,5 milhões de sites foram integrados ao Facebook e eles compartilham 30 bilhões de conteúdos a cada mês. Por isso que o dono da rede, Mark Zuckerberg, traduziu o site em 70 idiomas, o que ajudou também a aumentar o número de aplicativos baixados: mais de 20 milhões por dia.

O YouTube, que, desde fevereiro, possui mais de 490 milhões de usuários únicos por mês, também tem números incríveis. A plataforma de vídeos gera 92 bilhões de page views por mês, sem incluir os assistidos pelo celular ou os que foram incorporados em outras páginas da web. Em termos de tempo gasto no site, os usuários permanecem 2,9 milhões de horas por mês, o que se traduz em 326.294 anos.

A enciplopédia online Wikipedia possui 17 milhões de artigos e registra mais de 91 mil usuários. O Flickr, por sua vez, tem três mil imagens postadas a cada minuto. O site de fotos armazena mais de 5 milhões de imagens - o número cresce continuamente.

No Twitter, são cerca de 190 milhões de tuítes por dia e 500 mil novos usuários que se cadastram no microblog. Já no Google+ existem mais de 25 milhões de usuários, sendo que 10 milhões se cadastraram apenas em 16 dias de vida do site.

Comentários