Estratégia não deve ficar restrita a uma área, defendem grupos

Relação entre veículo, agência e cliente esteve entre os temas levantados no Encontro ARP de Grupos

Alexandre Laybauer representa o Grupo de Planejamento | Divulgação/Coletiva.net
A contribuição para a estratégia do cliente também norteou discussões no Encontro ARP de Grupos, realizado neste sábado, 20. Para falar das transformações no seu segmento, o presidente do Grupo de Planejamento (GP-RS), Alexandre Laybauer, propôs abordar o que dá sentido à função do planejador: entender pessoas e marcas, e promover a conexão entre elas. "Se as duas coisas que a gente trabalha está mudando, como não vamos mudar também?", comentou. Começou pelas mudanças de comportamento, incentivadas pela tecnologia, que põe fim à ditadura da escassez e entrega às pessoas mais poder de escolha. "Muda a forma como as pessoas entendem a si próprias, se relacionam com seus pares e entorno", acrescentou.
Da mesma forma, a relação das marcas com as pessoas também passa por esse processo, na medida em que as ferramentas e dados permitem conhecer melhor o público. "É interessante que, no futuro, muito provavelmente a gente vá conseguir falar de pessoa a pessoa. Vai poder ter múltiplas mensagens, múltiplos conteúdos, abordagens diferentes e isso vai tornar cada vez mais complexo o fazer marca." Laybauer ainda destacou a participação do digital, que representa mais do que fazer comunicação e propaganda. "O Digital não é só um jeito de mandar mensagem, é um jeito novo de fazer negócios", enfatizou.
Para ele, é o momento de retomar o porquê da marca. Isso não significa que a figura do planejador esteja em alta, mas a função sim, passando a ser exercida, inclusive, por empresas de diferentes segmentos. "Um simples tweet pode fazer muito mais sobre construção de marca do que uma campanha", explicou, ao comparar uma publicação da série "House of Cards" no Twitter e uma campanha da rede de lojas Marisa, ambas criadas a partir de referência de escândalos políticos brasileiros.
A parceria estratégica esteve no centro da apresentação do Grupo de Atendimento de Veículos (GAV), conduzida por Vera Bavaresco. A presidente do grupo compartilhou com o público alguns aspectos de pesquisa que mostra o que os clientes esperam ou não dos profissionais de vendas de mídia. Segundo ela, a busca atual é por um atendimento de veículo que atue de forma consultiva e parceira. "O cliente não quer mais viver do que eu quero vender. Ele precisa de uma solução que esteja de acordo com o negócio dele", pontuou.
Em uma explanação que provocou a participação da plateia, Vera ressaltou que o profissional da área passa a contribuir com a estratégia e a relacionar-se não só com a Mídia, mas também com Atendimento, Planejamento e Criação. "As relações se tornam menos departamentalizadas. A gente quer sentar na mesa com todo mundo que está pensando essa estratégia e não tem como não ser melhor para o cliente", afirmou. A intenção, reforçou a gestora, não é competir com outras áreas, e sim fazer circular a informação. "Temos, sim, interesse no resultado do cliente."
Ao fim do encontro, não houve conclusões, mas não faltaram questionamentos e provocações para inspirar reflexões. Ainda que, informalmente, presente durante todas as apresentações, o debate que deveria encerrar a programação precisou ser adiado pelo adiantado do horário. Os presentes concordaram em definir nova data para dar seguimento à atividade, possivelmente na sede da ARP.
Leia também:

Clube de Criação propõe reflexão sobre modelo de negócio

Evolução das funções e aproximação entre áreas pautam Encontro de Grupos

Comentários