Estudo aponta alta de 9,5% em faturamento publicitário até outubro

Mídia exterior e TV por assinatura ainda são os meios com maior crescimento

O investimento publicitário no País cresceu 9,5% entre janeiro e outubro de 2014, no comparativo com igual período do ano anterior. É o que mostra a edição mais recente do projeto Inter-Meios, elaborado pelo Grupo Meio&Mensagem. O levantamento mostra que, no acumulado do ano, os veículos brasileiros faturaram um total de R$ 28,202 bilhões. Na comparação entre outubro de 2014 e o mesmo mês do ano anterior, no entanto, houve queda de 6,5%.
Os maiores crescimentos foram registrados nos segmentos de mídia exterior e TV por assinatura. O primeiro chegou ao mês de outubro com aumento de 48,6% no faturamento na comparação com os 10 primeiros meses de 2013. Já o segundo teve incremento de 34,1% no período analisado. Rádio, TV Aberta e Cinema mantiveram o ritmo de crescimento no acumulado do ano, com aumentos de 3,9%, 11,9% e 6,9%, respectivamente. Registraram queda entre janeiro e outubro de 2014 os meios Guias e Listas (-32,1%), Jornal (-10,4%) e Revista (-15,3%).
O meio Internet registrou um faturamento 6,9% maior no acumulado do ano, na comparação com o período de janeiro a outubro de 2013. Comparando o faturamento do mês de outubro de 2014 com o mesmo mês do ano anterior, no entanto, observa-se uma queda de 62,8% no faturamento publicitário da internet. Desde julho, seis portais - Globo.com, iG, MSN, Terra, UOL e Yahoo - deixaram de fornecer mensalmente informações de suas receitas publicitária à PriceWaterHouseCoopers (PwC), empresa responsável pela auditoria do Projeto Inter-Meios.

Comentários