Ex-jogador Ronaldo Fenômeno terá que indenizar Aveline, da Goool

Ação se refere a episódio na Copa do Mundo de 2002, quando jornalista fotografou atleta em boate na Coreia do Sul

José Aveline Neto | Reprodução
A 3ª Câmara Civel do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou, por unanimidade, o ex-jogador Ronaldo Nazário, o Fenômeno, a indenizar o jornalista e editor da revista Goool, José Aveline Neto, em ação movida pelo profissional sobre episódio que ocorreu durante a Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul. Na ocasião, o profissional registrou jogadores da Seleção Brasileira frequentando uma boate, quando o atleta tomou o equipamento e o danificou. Na decisão, proferida pelo desembargador Fernando Foch, consta que o esportista terá que desembolsar R$ 30 mil por danos morais. Ainda cabe recurso de ambas as partes.
Sobre a sentença, o jornalista contou ao Coletiva.net que está muito feliz e de alma lavada. "Não é pelo dinheiro. O que eu comemoro é estar com a consciência limpa", falou, ao contar que, por todos estes anos, foi desmoralizado por colegas de outros veículos: "Fui chamado de paparazzi e eu sou fotógrafo. Isso não faz parte da minha formação profissional nem pessoal", desabafou.
Entenda o caso:
Após a vitória do Brasil sobre a China na primeira fase da Copa, em 8 de junho de 2002, Aveline flagrou Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Roque Júnior e Roberto Carlos em uma casa noturna de Seogwipo. O jornalista relatou ao portal que o então camisa 9 da seleção tomou o equipamento de sua mão, passou a um segurança particular e não devolveu. "Eu estava fotografando o Gaúcho com sua autorização. O Ronaldo achou que eu queria fotografá-lo e teve essa atitude inadequada", lembrou.
Na época, o jornalista teve o apoio da Associação de Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg), da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors).

Comentários