Festival de cinema chileno tem produções gaúchas na programação

'Substantivo Feminino', 'A mulher do pai' e 'Traga-me a cabeça de Antonio Mayans' foram selecionados para o evento

Reprodução

A 51ª edição do Festival de Cine de Viña del Mar começa hoje, 16, no Chile, e segue até este sábado, 20. Na programação, estão alguns filmes brasileiros, entre eles as produções gaúchas 'Substantivo Feminino', 'A mulher do pai' e 'Traga-me a cabeça de Antonio Mayans'. Os dois primeiros participam da mostra paralela Vozes Femininas e o terceiro integra a competição latino-americana de curta-metragem.

Lançado em 2017, 'Substantivo Feminino' é codirigido por Daniela Sallet e Juan Zapata e conta a história das ativistas Giselda Castro e Magda Renner. 'Mulher do Pai' também entrou em cartaz no ano passado e é dirigido pela gaúcha Cristiane Oliveira. A trama revela a história da adolescente Nalu (Maria Galant), que precisa cuidar do pai cego depois da morte da avó. A filmagem foi rodada em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha. Por sua vez, 'Traga-me a cabeça de Antonio Mayans' (2017) foi dirigido por Felipe Guerra, natural de Carlos Barbosa, e retrata a história do veterano ator espanhol Antonio Mayans, que fez mais de 150 filmes.

A primeira edição do festival chileno foi em 1967, e a mostra Vozes Femininas é uma parceria do FicViña Festival Internacional de Cine de Viña del Mar com a distribuidora Latinópolis Filmes. Para o cineasta Juan Zapata, que dirige a Latinópolis, "o FicViña se converteu em um espaço que valoriza a integração cinematográfica do continente e é um dos principais aliados no objetivo de criar alternativas de exibição e distribuição, legitimando vozes que precisam ser ouvidas e multiplicadas."

Comentários