Festival de Gramado divulga números e resultados

Relação dos vencedores foi apresentada há pouco, durante coletiva de Imprensa

A Serra gaúcha deve receber cerca de 5 mil visitantes entre quarta e sexta-feira, que estarão lá especialmente para participar do 16º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. Esse é o número de participantes inscritos para o evento, que recebeu ainda 3.072 inscrições de peças e campanhas, de 383 agências de Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai, México, Rússia, Portugal e Japão, para concorrer ao troféu Galo de Gramado. Os números e os vencedores foram divulgados agora há pouco, durante coletiva de Imprensa.


O presidente do Festival, Airton Rocha, disse que o objetivo é dar maior credibilidade e visibilidade ao evento, para atrair mais participantes e de mais países nos próximos anos. Ele acredita que, com a implantação do sistema Beam.TV para as inscrições e o julgamento dos trabalhos, esse objetivo possa ser alcançado. "O julgamento on-line evita aquela confusão entre os jurados, falando um monte de línguas e sem decidir nada. Cada um recebe uma senha para fazer seu julgamento isoladamente, dentro do prazo estabelecido. Isso também permite que tenhamos a lista dos ganhadores de Ouro, Prata e Bronze ainda antes do início do Festival", comentou. Coube ao presidente do júri, o publicitário espanhol Luis Bassat, selecionar os jurados entre os indicados por países e entidades e criar parâmetros para o julgamento. Ao todo, são 168 jurados, dos países com peças inscritas, além de Inglaterra, França e Espanha.


Foi abordada na coletiva a troca de local do evento, que este ano será no Serra Park, para melhor acomodar os participantes. Airton garantiu que não falatarão lugares nem fones para as traduções simultâneas. Segundo o presidente, o festival é dividido em três momentos primordiais: salão, que dá visibilidade ao negócio da propaganda; conteúdo, promovendo o encontro de entidades do setor; e técnico, composto por palestras e eventos paralelos. "É um fórum para discutir nosso negócio. Há pautas previstas, como a da TV digital, que gera muita expectativa, mas também surgem discussões que não estão previstas na programação", explicou. Se falou ainda sobre o local da próxima edição do evento, que em anos pares ocorre em outros países: "Será no Japão ou, mais provavelmente, México", adiantou Airton.


A abertura do Festival de Publicidade de Gramado ocorrerá às 18h30min de amanhã e deverá ter as presenças do governadora Yeda Crusius, do presidente da Assembléia Legislativa, Frederico Antunes, e dos presidentes das entidades do setor publicitário. Na solenidade, serão entregues as medalhas Maurício Sirotsky Sobrinho a Roberto Duailibi, patrono do evento, Pedro Bertolucci, prefeito da cidade, Michel Klein, da Casas Bahia, representando os anunciantes, José Carlos Salles Neto, presidente do grupo Meio & Mensagem, Petrônio Corrêa, presidente do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), e Octávio Florisbal, diretor-geral da rede Globo. Também serão entregues placas a 27 publicitários latino-americanos, indicados por diversos estados brasileiros e outros países do continente.


Confira os vencedores do Galo de Gramado.

Imagem

Comentários