Festival de Publicidade vai debater "Razão e Emoção"

Extinção da mostra competitiva é uma das novidades do evento de Gramado

Realizado de forma bianual, o 19º Festival Mundial de Publicidade de Gramado debaterá, em junho, o tema 'Razão e Emoção'. O presidente do evento, Mauro Dorfmann, sócio-diretor da Dez, conversou com Coletiva.net sobre as ideias e o objetivo deste ano. "Como participante de muitas edições, percebi que os temas são, na sua maioria, focados no momento que a propaganda vive. Sugeri este em virtude de ser mais inspirador e menos instrumental, pois queria algo mais aberto", disse, completando que o público do festival, apesar de ser voltado para os setores da Comunicação, é muito heterogêneo. Mauro destacou também que o objetivo do tema não é chegar a uma conclusão apenas, mas permitir que os participantes façam suas interpretações.
Para o presidente, 'Razão e Emoção' deve ser lido sob dois aspectos. O primeiro deve fazer referência à dinâmica do trabalho publicitário. Segundo Mauro, o profissional de propaganda pensa com a razão quando são usadas ferramentas e técnicas para criar uma campanha, mas o objetivo dele é atingir a emoção das pessoas. "Não trabalhamos com argumentação, mas com engajamento", comentou. No segundo aspecto, ele cita a neurociência (ou o neuromarketing), que será uma parte mais científica do tema. "Para ser criativo, o cérebro usa seus dois lados. Queremos focar na questão da mente e do cérebro, que desenvolvem coisas diferentes", detalhou.
Uma das novidades deste ano é que o Festival de Publicidade não terá mais sua tradicional mostra competitiva. De acordo com Mauro, o concurso perdeu um pouco da sua relevância. "Queremos investir no conteúdo do evento, pois ele está cada vez mais interessante. A ideia é torná-lo ainda mais relevante para o público", explicou, para, em seguida, esclarecer que haverá prêmios, mas como forma de homenagens - escolhas que ficarão a cargo da Associação Latino-americana de Publicidade (Alap).
Mauro adiantou ao Coletiva.net que já tem diversos palestrantes convidados e, em alguns casos, há confirmações, mas prefere ainda manter em segredo para que os nomes se consolidem mais. Porém, para palestra de abertura ele confirmou: "Otávio Florisbal, da Rede Globo, será o patrono do Festival e, portanto, fará a palestra de abertura".
O Festival Mundial de Publicidade de Gramado está marcado para 5, 6 e 7 de junho e deve reunir representantes de cerca de 20 países e 5 mil participantes, no Serra Park Gramado.
Leia mais em Coletiva.net:
Mauro Dorfmann antecipa Festival de Publicidade
Festival de Publicidade quer presença do governador
Imagem

Comentários