Festival voltado para cinema noir e literatura policial acontece em abril

Segunda edição do evento está com inscrições abertas para workshops

Segunda edição do ?Porto Alegre Noir? acontece em abril - Crédito: André Porto

A Cinemateca Capitólio recebe, entre 9 e 14 de abril, a segunda edição do 'Porto Alegre Noir', evento cultural e de caráter temático, dedicado à literatura policial e ao cinema de inspiração na área. O objetivo da iniciativa é reverenciar este gênero que possui fãs e admiradores de todas as idades. Durante o encontro, haverá uma programação que inclui debates, exposição, mostra de filmes, espaço para venda de livros e workshops - que estão com as inscrições abertas, e podem ser realizadas aqui.

Dentre as atividades do evento, haverá os bate-papos 'À Sangue Frio - o crime verdadeiro e a literatura', com Rafael Guimaraens, Sandra Abrano e Luiz Gonzaga Lopes; 'A lendária Coleção Amarela da Livraria do Globo', com Sérgio Karam, Paula Ramos e Samir Machado de Machado; e 'Dashiell Hammett e os 90 anos de Safra Vermelha', com Júlio Ricardo da Rosa e Juremir Machado da Silva.

Na mostra de cinema noir, o evento destaca quatro diretores que sofreram perseguições durante o período do McCarthismo nos Estados Unidos: Cy Endfield ('Justiça Injusta', 1950), Edward Dmytryk ('Até a Vista, Querida', 1944), Abraham Polonsky ('A Força do Mal', 1948) e Joseph L. Mankiewicz ('O Ódio é Cego', 1950).

O evento também se apresenta como um veículo de divulgação do gênero e de diálogo com a atualidade. "É uma oportunidade de descobertas e redescobertas para novas audiências e antigos admiradores das histórias policiais", ressalta Jorge Ghiorzi, um dos organizadores do festival.

"A ficção policial é uma ótima ferramenta para se dissecar as mazelas da sociedade em que vivemos, por isso, um evento como o Porto Alegre Noir se torna ainda mais necessário no contexto atual do país. Nessa edição, vamos destacar a discussão político-social nos temas dos debates e nos clássicos do cinema noir que foram selecionados", finaliza Cesar Alcázar, produtor e organizador do evento. A programação completa do Porto Alegre Noir II pode ser conferida neste link.

Comentários