FM Cultura reformula programação

Nova grade estreou nesta segunda-feira

Fundação Piratini | Reprodução
A partir desta segunda-feira, a programação da FM Cultura está de cara nova. A programação reformulada foi criada a partir de um grupo de trabalho para gerar um método que aprofunde o diferencial da emissora especializada em tocar música popular brasileira.
A manhã começa com o Clássicos da Manhã que, agora, é das 5h às 7h, diariamente. Na sequência, das 7h às 9h, é a vez do Café Cultura, que ganhou uma hora na grade, além de ser apresentado, agora pelo jornalista Renato Martins, que abre a programação ao vivo da rádio com informação, agenda cultural e música, de segunda a sexta. O novo diretor da FM Cultura, o radialista Paulo Inchauspe, explica que o objetivo é entregar aos ouvintes "música boa, alto astral e informação do que realmente importa no começo da manhã, como trânsito, previsão do tempo e os principais fatos do dia".
As atrações Manhã Popular Brasileira, Tarde Popular Brasileira e MPB na Madrugada recebem, respectivamente, novos nomes: Cultura Mundi, Cultura Clube e Cultura na Madrugada. A intenção, conforme a direção, é citar o nome da rádio em todos os programas. "Musicalmente, a emissora tocará ainda mais a produção dos artistas locais, abrindo mais espaço para um número maior de artistas gaúchos, priorizando seus trabalhos e criando uma identidade mais ampla com a audiência", afirma Inchauspe.
Das 9h ao meio-dia, Messias Gonzales continuará priorizando MPB no novo Cultura Mundi, além de trazer outros estilos de músicas internacionais, assim como matérias e informações culturais. Os noticiários têm acréscimo de hora em hora, portanto, Cultura Informa ganha o dobro de edições. Pela manhã, é veiculado às 9h, 10h, 11h e às 12h. À tarde, as edições são às 14h, 15h, 16h e 17h. O Cultura na Mesa permanece com uma hora de duração, ao meio-dia, com locução de Lena Kurtz.
Entre as novidades, estão os programas Memória Cultura, apresentado aos sábados, às 9h, que resgatará a história da emissora por meio de músicas e entrevistas do acervo, e o Ficha Técnica, todos os domingos, às 14h, que dará destaque para personagens e para histórias dos bastidores da música gaúcha.
O apresentador Demétrio Xavier, que permanece com o Cantos do Sul da Terra, das 13h às 14h, assume, agora, o comando do Conversa de Botequim, deslocado para o horário das 18h às 19h, com produção de Luiz Henrique Fontoura. Das 14h às 17h, Cultura Clube terá uma programação feita com artistas que formam o "clube da rádio FM Cultura", com locução de Liz de Bortoli.
A novidade da noite fica por conta do Cultura Rock Show, das 22h à meia-noite, que tocará clássicos do rock em suas vertentes nacionais e internacionais, com apresentação de Cristiano Sassá. Aos sábados, a grade ganhará a inserção do programa Radar, das 22h às 23h, com um resumo das novas bandas gaúchas que se apresentam ao longo da semana no programa homônimo da TVE.

Comentários