FNDC promove oficinas de Formação de Ativistas Digitais

Atividades promovidas pelo acontecem em 25 de novembro e 9 de dezembro

Oficinas para a Formação de Ativistas Digitais - Divulgação

O Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) realiza, em 25 de novembro e 9 de dezembro, oficinas para a Formação de Ativistas Digitais. As atividades acontecerão na sede do SindBancários (Rua General Câmara, 424, em Porto Alegre), com inicio às 19h. As inscrições, com vagas limitadas, são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Em 25 de novembro, o evento terá a presença da jornalista Kátia Marko e do ativista digital Lucio Uberdan. A proposta, segundo Kátia, é instigar os participantes ao debate sobre desinformação, eleições e democracia, que estão presentes em todas as mídias, principalmente, nas redes sociais. "As eleições de 2020 também ganham destaque, observando as fake news espalhadas em 2018, durante a corrida presidencial", adianta Kátia.

Para Lucio Uberdan é importante que "se formulem respostas potentes às fake news, no campo da política, da comunicação e da educação". Para ele, essa é uma das principais tarefas progressistas da década. "As notícias falsas virais da atualidade são parte fundamental de um projeto político mundial de ataque à democracia, aos direitos humanos e sociais de todos e todas", afirma.

Em 9 de dezembro, as palestrantes Neusa Ribeiro e Julia Lanz desejam envolver o público no combate à desinformação. "A intenção é contribuir para que mais pessoas saibam distinguir o que é informação correta ou adequada de uma notícia falsa", conta Neusa.

As oficinas têm parceria das entidades que integram o Comitê Gaúcho do FNDC, além do apoio do Sindicato dos Bancários, do Movimento 3D - Democracia, Diálogo e Diversidade; da Associação de Juristas pela Democracia (AJURD) e do Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito.

Comentários