Fundação Telefônica lança livro sobre o uso de diferentes tecnologias

Estudo indica a utilização da internet, videogame, celular e TV por crianças e jovens de sete países

A Fundação Telefônica lançou nesta segunda-feira, 9, um estudo sobre o uso de diferentes tecnologias, como internet, celular, videogame e televisão, por crianças e adolescentes. A pesquisa "A Geração Interativa na Ibero-América: Crianças e adolescentes diante das telas" foi publicada através de um livro coordenado por Xavier Bringué Sala e Charo Sádaba Chalezquer,  pesquisadores da Universidade de Navarra (Espanha).


Realizada pelo programa EducaRede, da Fundação Telefônica, a pesquisa ouviu 25.467 estudantes entre 6 e 18 anos de escolas públicas e privadas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela, no período de outubro de 2007 a junho de 2008. No Brasil, a amostragem foi realizada em São Paulo. Foram considerados 4.205 alunos de escolas paulistas públicas e privadas: sendo 790 com idade entre 6 e 9 anos e 3.415 entre 10 e 18 anos.


Entre os países pesquisados, o Brasil se destaca por ter um alto número de crianças e jovens  que não só navegam, mas também produzem conteúdo na internet. De cada dez estudantes brasileiros, dois possuem uma página na web ou um blog. Por outro lado, a pesquisa evidencia que 46% dos estudantes não têm acompanhamento de pais ou professores no uso da rede.


A pesquisa foi feita através de um questionário online respondido nas salas de informática das escolas participantes, que foi adaptado à idade dos entrevistados, com base em dois formatos diferentes. O primeiro, composto por 21 perguntas, foi aplicado a crianças de 6 a 9 anos. Ao segundo, com 60 questões, responderam estudantes de 10 a 18 anos.


O EducaRede, que tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública por meio do uso das tecnologias, desenvolveu a pesquisa com o objetivo de mapear como os jovens e crianças fazem uso das diferentes tecnologias e de, a partir deste diagnóstico, nortear suas ações e desenvolver projetos voltados a esse público. 

Comentários