Gerente de Pesquisa e Comportamento da Globo apresenta estudo sobre jovens

Flávia Toledo falou sobre o perfil da juventude brasileira em evento para sócios da ARP e convidados

Flávia Toledo fala para auditório lotado - Divulgação

Na noite desta quinta-feira, 8, a gerente de Pesquisa e Comportamento da Rede Globo, Flávia Toledo, ministrou a palestra 'Conteúdo essencial para conhecer o jovem brasileiro'. No evento, realizado no auditório da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) para sócios da entidade e convidados, ela apresentou dados referentes ao perfil dos jovens brasileiros, entre 15 e 29 anos. O encontro reuniu cerca de 120 pessoas que lotaram o espaço.

O Brasil tem 208 milhões de habitantes, dos quais 51 milhões são jovens. De acordo com a profissional, 18% por cento dos jovens brasileiros são chefes de família e garantem o sustento da casa em que moram. Outro dado apresentado é referente ao mercado de trabalho: um em cada cinco pessoas nesta faixa etária não estuda e nem trabalha. No que se refere à família, mais de 70% dos jovens consideram muito boa ou excelente a relação com os familiares, sendo que 42% não conseguem nem de pensar em ficar longe dos pais. Ainda, 93% deles nunca fizeram uma viagem internacional.

Logo no começo da conversa, Flávia explicou que este é o público que indica as principais tendências de mercado. "São eles que contestam, indagam e buscam o novo. São eles que, primeiro, absorvem as novidades e as apresentam para as demais gerações", declarou. Ela também destacou que os jovens devem ser estudados por serem fomentadores de cultura. "A Globo, por exemplo, entende esse público como sensíveis sensores que se posicionam frente a questões de diferentes contextos".

Ao final, Flávia respondeu a perguntas e disse, em uma delas, que estamos vivendo em uma era de bombardeio de informações e "precisamos, de forma concreta, saber o impacto disso na nossa vida". Mesmo assim, afirmou que este é um ótimo momento para o Jornalismo e que a TV, especialmente, no turno matinal, tem um papel radiofônico. "É quando as pessoas estão ouvindo as informações enquanto se ajeitam para sair de casa", exemplificou.

Devido ao grande volume de informações e ao surgimento de diferentes plataformas, ela também foi questionada se isso interfere no consumo de notícias e conteúdo. "A Globo entende que as plataformas são importantes, no entanto, acredita, principalmente, na força do conteúdo", sentenciou, ao lembrar uma frase do diretor-geral da empresa, Carlos Henrique Schroder, que diz: "Conteúdo está blindado, pois isso é o que faz manter o vínculo com o público".

Comentários