Governo oficializa aplicativo para relacionamento com passageiro

Colab.re receberá fiscalizações, propostas de soluções e avaliações dos terminais por parte dos usuários

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) oficializou a adoção da rede social Colab.re como canal de relacionamento com passageiros dos aeroportos brasileiros na web e por meio de aplicativos Android e iOS. A iniciativa conta com um projeto piloto que ocorre no período de maior movimentação, entre 19 de dezembro e 6 de janeiro, no qual são esperados 20 milhões de passageiros em todo o país.
Os terminais contemplados na fase teste - Guarulhos e Congonhas, em São Paulo; Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; e Juscelino Kubitschek, em Brasília - receberão informativos nos displays de voos sobre a ação. O serviço permitirá aos passageiros fiscalizar, propor soluções e avaliar a qualidade do atendimento, o tempo de espera no check-in, limpeza, entre outros aspectos relacionados aos aeroportos.
"Encorajamos os usuários a participar da gestão dos aeroportos por meio da ferramenta. Queremos, com isso, mapear a opinião dos passageiros em relação à infraestrutura e serviços prestados", afirmou o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco. A plataforma foi criada pelo administrador Bruno Aracaty, pelos especialistas em marketing Gustavo Maia e Paulo Pandolfi, e pelos cientistas Josemando Sobral e Vitor Guedes. Lançada em Março de 2013, após três meses ganhou o prêmio de Melhor Aplicativo Urbano do Mundo pela fundação franco-suíça New Cities, dedicada a soluções urbanas.
Além disso, os principais aeroportos do Brasil terão um esquema especial de funcionamento de 15 de dezembro a 10 de janeiro, para garantir a segurança e o conforto das pessoas que deverão passar por eles no período das festas de fim de ano. Definida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), a operação inclui reforço de cerca de 20% no pessoal dos órgãos públicos e intensificação da fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que terá 87% agentes a mais.

Comentários