Grendene pode pagar mais de R$ 3 mi por anúncios abusivos

Procon entendeu que peças estimulavam crianças a comportamentos adultos e hipervalorizavam da imagem pessoal

A Grendene foi multada em R$ 3.192.300,00 pelo Procon São Paulo por campanhas publicitárias dirigidas a crianças consideradas abusivas, informou o portal Exame.com. Julgado em primeira instância, a decisão resulta de uma denúncia feita em dezembro de 2009 pelo Instituto Alana, no qual a entidade alega que as peças estimulavam comportamentos adultos e hipervalorizavam a importância da imagem pessoal como valor. Conforme o órgão de proteção ao consumidor, a marca de calçados recorreu da decisão.
Veiculados em meio à programação infantil na TV, os comerciais eram protagonizadas por crianças e mostravam personagens e brinquedos do universo infantil. No entendimento do Instituto Alana, as propagandas das linhas femininas Barbie Coleção Norte e Nordeste e Barbie Coleção Sul e Sudeste, Moranguinho Morangomix e Hello Kitty Fashion Time estimulavam comportamentos adultos.
Já no caso das linhas de produtos masculinos, a entidade considerou que as peças misturavam fantasia e realidade, o que poderia confundir as crianças. Os comerciais das linhas Ben 10 Galaxy, Guga K Power Games, Power Rangers Action e Ben 10, segundo o instituto, também hipervalorizavam a importância da imagem pessoal como valor. A suposta promoção de venda casada de sapatos e sandálias com brindes também foi contestada.
Se condenada em segunda instância, a marca terá um prazo de 30 dias para fazer o pagamento. Segundo o portal Exame.com, a Grendene preferiu não comentar o caso.

Comentários