Guaíba faz campanha de incentivo à doação de medula óssea

Objetivo é conscientizar as pessoas a partir do lema "Faça a Diferença"

A Rádio Guaíba lança uma campanha para incentivar à doação de medula óssea. Conforme a jornalista e organizadora da ação, Sinara Félix, o objetivo é conscientizar as pessoas a partir do lema "Faça a Diferença" para que procurem os hemocentros de suas cidades e cadastrem-se no banco de doadores do Instituto Nacional do Câncer (INCA). " Em Porto Alegre , o Hemocentro, a Santa Casa e o Hospital de Clínicas coletam as amostras e fazem o cadastro. Estes dados são enviados posteriormente para o Registro Nacional de Doadores de Medula (Redome), que fica no Rio de Janeiro", explica Sinara. 


De acordo com a diretora de programação, Tânia Dias, a campanha foi motivada por histórias como a de Kauã Alves Godinho Elias e do deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS). "Esta ação integra o Guaíba Cidadania, projeto de responsabilidade social da emissora", explica Tânia. 


Morador de Caxias do Sul, Kauã, que hoje tem quatro anos, luta desde os dois contra a leucemia. Já o parlamentar gaúcho perdeu um filho para a doença no início desta ano e está colhendo assinaturas para aprovar um projeto de sua autoria: uma lei de regulamentação para a doação de medula óssea. O Hemocentro Regional de Caxias do Sul realiza o cadastro das pessoas interessadas em ajudar Kauã. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3223.8467. A campanha integra o Guaíba cidadania, projeto de responsabilidade social da emissora.


Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), quando não há um doador aparentado - um irmão ou outro parente próximo, geralmente um dos pais -, a solução é procurar um doador compatível entre os grupos étnicos semelhantes, mas não aparentados. Com esta finalidade, foi criado o Registro Nacional de Doadores de Medula. Os dados inseridos em seu cadastro são consultados sempre que surge um candidato a transplante. Uma vez confirmada a compatibilidade, o doador é consultado para decidir quanto à doação.

Imagem

Comentários