I Fórum ARP traz visão da imprensa especializada sobre o mercado

Jornalistas que cobrem negócio da Propaganda participaram do painel de encerramento

O I Fórum ARP de Mercado encerrou com um painel sobre A Propaganda na Visão de quem Faz a Cobertura do Negócio. Participaram da mesa-redonda, que teve mediação do presidente da Associação Riograndense de Imprensa, João Paulo Dias, Ana Cássia, da BandNews, Nenê Zimmermann, da Coluna do Nenê, Ana Paula Jung, do Propaganda & Marketing, Júlio Ribeiro, do Adonline, e Letícia Heinzelmann, de Coletiva.net. Tema recorrente do debate foi a falta de participação do mercado publicitário como anunciante dos veículos especializados em mídia e na abertura para informações. Levantou-se a questão da divulgação ser feita apenas pelas assesorias de imprensa e a busca de informações complementares e exclusivas ser barrada aos jornalistas.


Ana Cássia queixou-se da falta de apoio financeiro, e Ana Paula, do desconhecimento sobre sua rotina de trabalho, já que ela é responsável pela cobertura publicitária na Região Sul há 12 anos, enquanto Júlio comentou a crise no mercado. Disse que as agências estão limitadas ao mercado gaúcho e que poderiam buscar anunciantes em outras praças. Ele questionou ainda o fato de o secretário de Comunicação do Estado, Paulo Fona, ainda não ter ouvido as entidades representativas gaúchas do setor, o que levou Jopa a comentar a falta de investimentos em Publicidade por parte do Governo.


Nenê, junto com Júlio, abordou ainda a questão da "indústria do dano moral", por tentar limitar o trabalho da imprensa. Letícia lembrou o surgimento de inúmeras agências pequenas, motivadas pela falta de empregos no mercado, conforme fora destacado no primeiro painel do dia, sobre Carreira.


Jopa classificou o Fórum como positivo e disse que esse último debate era o mais aguardado do evento, porque tirava os jornalistas dos bastidores e os colocava sob os holofotes e submetidos a críticas por parte da platéia. Neste segundo dia, o público foi mais reduzido em relação a ontem, quando, à tarde, atingiu sua lotação de 60 pessoas.


O Fórum foi transmitido pelo ClicRBS e teve cobertura da TVCom, que fará dois programas Multimídia especiais sobre a atividade. A emissora, junto com a TGD, que sedeu o local para os debates, é apoiadora do encontro.

Comentários