Informativo da ARI destaca agressão a profissionais de imprensa

Tambor da Aldeia atualiza informações sobre imprensa livre e direitos sociais

Jornalista de Ribeirão preto foi agredido por um major da Polícia Militar, repórteres cariocas são detidos por seguranças do metrô, fotógrafo paulista sofreu lesões corporais graves ao ser agredido por banhistas na praia de Santos.  Estes são os destaques da edição desta semana do Boletim Tambor da Aldeia, publicação editada pelo Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).
O jornalista Galeno Amorim foi agredido por um major da Polícia Militar (PM) enquanto acompanhava a ocupação de integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) no Polo Regional de Pesquisa. O repórter Matias Maxx, da revista Vice, o jornalista Roger McNaught, da Tribuna da Imprensa Sindical, e o fotógrafo Ellan Lustosa foram agredidos e detidos por seguranças do metrô, no Rio de Janeiro, ao acompanharem uma confusão entre os agentes e manifestantes que tentavam fazer um "catracaço". O fotógrafo Rivaldo Gomes, do jornal Agora, sofreu lesões corporais graves ao ser agredido por banhistas na praia do Boqueirão, quando registrava imagens para uma reportagem. Jornalistas da Gazeta do Povo estão sendo processados pelos juízes, procuradores e promotores estaduais pela veiculação de reportagens que revelaram os rendimentos dos membros do Judiciário e do Ministério Público do Estado.
A Associação Riograndense de Imprensa ( www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes de Comunicação Social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. Tambor da Aldeia tem como responsável o jornalista Vilson Antonio Romero.
O informativo completo pode ser conferido neste link.

Comentários